A OpenShot Studios anunciou o lançamento e a disponibilidade do OpenShot 3.0. Esta representa uma grande atualização para este editor de vídeo de código aberto, gratuito e multiplataforma para GNU/Linux, macOS e Windows. Assim, o editor de vídeo de código aberto OpenShot 3.0 tem mais de 1.000 melhorias.
Com mais de um ano de desenvolvimento, o OpenShot 3.0 oferece suporte a exibição 4K (HiDPI), desempenho aprimorado de reprodução de vídeo em tempo real, capacidade de exportar simultaneamente vários clipes e vídeos, compatibilidade expandida com mais formatos de vídeo e codecs e suporte ao Blender 3.3 LTS.
Editor de vídeo de código aberto OpenShot 3.0 tem mais de 1.000 melhorias
Ele também vem com muitas melhorias na linha do tempo e na usabilidade, incluindo encaixe, quadros-chave, formas de onda e pastas padrão, EOF aprimorado (final do arquivo) e detecção de duração do arquivo, suporte para novas predefinições de exportação, como GIF animado, MP3 (somente áudio), YouTube 2K, YouTube 4K e MKV, melhor suporte para perfis de vídeo anamórficos, bem como preferências de localização e documentação aprimoradas.
O OpenShot 3.0 também vem com mais de 1.000 melhorias e correções de bugs para tornar o editor de vídeo de código aberto mais estável/confiável e com menos consumo de recursos, especialmente durante alterações na linha do tempo e cache de reprodução de vídeo, limpar e excluir objetos com segurança e atualizar o Desfazer/ Redo sistema para evitar falhas.“O OpenShot utiliza um encadeamento de segundo plano de cache, que prepara os próximos quadros antes que sejam necessários. Esse algoritmo de cache foi aprimorado para operar em diferentes velocidades (1X, 2X, 4X) e nas direções para frente e para trás. Agora também inclui um pre-roll para criar quadros de vídeo antes do início da reprodução, oferecendo uma experiência de reprodução mais suave”, dizem as notas de lançamento.
O OpenShot agora também funcionará melhor com idiomas diferentes do inglês, já que a versão 3.0 recebeu várias traduções atualizadas e de novos idiomas, juntamente com um guia do usuário atualizado para recém-chegados. Como mencionado acima, esta é uma versão principal que vem com mais de 1.000 alterações, portanto, verifique os changelogs completos na página de notas da versão acima para obter mais detalhes.
Você também pode assistir ao vídeo abaixo para dar uma espiada nos principais novos recursos do OpenShot 3.0. Enquanto isso, você pode baixar o software agora mesmo do site oficial como um arquivo universal AppImage. Assim, poderá ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada.