Após o lançamento do KDE Gear 22.08 na semana passada , o Kdenlive 22.08 foi lançado como a versão mais recente deste software de edição de vídeo não linear alinhado ao KDE / Qt de código aberto. Assim, o editor de vídeo Kdenlive 22.08 traz melhorias na interface do usuário.
O Kdenlive 22.08 traz várias melhorias na interface do usuário para este editor de vídeo de código aberto líder. A atualização 22.08 possui um sistema de marcação de clipes aprimorado, várias correções de interface do usuário, a interface de gravação de áudio foi revisada, a área de efeitos recebeu melhorias e muito mais.
Editor de vídeo Kdenlive 22.08 traz melhorias na interface do usuário
O Kdenlive 22.08 também adiciona suporte para importação de conteúdo AVIF, HEIF, HEIC e JPEG-XL. Além disso, as animações LOTTIE e RAWR agora são suportadas, além de permitir a importação de faixas de texto de vídeo da Web VTT e arquivos de legenda do YouTube SBV.
Este editor de vídeo multiplataforma também adicionou suporte de processamento paralelo experimental para velocidades de renderização mais rápidas. Também na frente do desempenho, o Kdenlive 22.08 corrige a codificação de clipe de proxy NVENC e VA-API.
Downloads e mais detalhes para o Kdenlive 22.08 através do site do projeto Kdenlive.org.
KDE Gear 22.08
O Projeto KDE lançou na semana passada o KDE Gear 22.08 como a nova série estável de seu pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos. O novo KDE Gear 22.08 tem marcação e anotação no Gwenview e suporte a portais XDG.
Com a série KDE Gear 22.04 chegando ao fim da vida útil no mês passado, o KDE Gear 22.08 está aqui com muitas novidades para seus aplicativos KDE favoritos, começando com suporte para a interface XDG Portals nos aplicativos Dolphin, Gwenview e Spectacle para permitir arrastar e soltar com segurança de arquivos em aplicativos de área restrita, como Flatpaks.
Outro novo recurso interessante na versão KDE Gear 22.08 é a capacidade de marcar e anotar imagens no visualizador de imagens Gwenview. Os desenvolvedores observam o fato de que a implementação usa a mesma UI de anotação que está no utilitário de captura de tela do Spectacle.
Falando sobre o Spectacle, o utilitário de captura de tela agora permite que você saia do modo Anotação pressionando a tecla Esc em vez de sair do aplicativo inteiro. Além disso, a janela do Spectacle agora é redimensionada automaticamente ao anotar uma captura de tela para acomodar a imagem em tamanho real e o utilitário agora mostra atalhos de teclado globais usados para abri-la com vários modos de captura.