Editor de vídeo Shotcut ganha multi-threading para todos os dimensionamentos de vídeo e alguns filtros

Editor de vídeo Open-Source Shotcutlançado com suporte de áudio ambisonic

A nova versão do editor de vídeo Shotcut 22.03.30 acaba de sair com muitas novidades, entre elas, o programa ganha multi-threading para todos os dimensionamentos de vídeo e alguns filtros. O Shotcut é multiplataforma , ou seja, possui versões para GNU/Linux, macOS e Windows, além de ser código aberto, gratuito, poderoso e versátil. Como sempre, essas atualizações trazem novos recursos, melhorias e muitas correções de bugs.

Agora apoiado pela mais recente e melhor estrutura multimídia de código aberto FFmpeg 5.0, o Shotcut 22.03.30 adiciona suporte multi-threading para todo o dimensionamento de vídeo implícito, bem como para vários filtros de vídeo, incluindo Blur: Box, Blur: Gaussian, Color Grading, Inverter cores, máscara: do arquivo, filme antigo: granulado, filme antigo: arranhões, filme antigo: tecnocolor, refletir, sépia, esboço, removedor de manchas, limiar, vinheta e onda.

O Shotcut 22.03.30 também adiciona a capacidade de reordenar faixas arrastando e soltando um cabeçalho de faixa, adiciona um novo recurso Color Range em Export > Advanced > Video, adiciona uma opção “Convert to Edit-friendly” ao abrir um arquivo de vídeo HDV, adiciona um botão Gravar áudio na barra de ferramentas Timeline e adiciona um novo filtro de áudio chamado Stereo Enhancer.

Editor de vídeo Shotcut ganha multi-threading para todos os dimensionamentos de vídeo e alguns filtros. Conheça outros detalhes

Editor de vídeo Shotcut ganha multi-threading para todos os dimensionamentos de vídeo e alguns filtros.

Além disso, o Shotcut agora apresenta um painel Exibir > Notas que pode ser acessado pelo atalho de teclado Ctrl+Shift+0, apresenta dicas de ferramentas para clipes da linha de tempo e adiciona suporte para adicionar marcadores em torno de clipes selecionados por meio do menu Marcadores > Adicionar marcadores Ao redor do menu Clipes selecionados ou do atalho de teclado Alt+M, que substitui a opção Entre outras mudanças dignas de nota, o Shotcut 22.03.30 melhora a sincronização de áudio/vídeo em Propriedades > Reverse, remove a opção Linha do tempo > Copiar linha do tempo para a origem.

Entre outras mudanças importantes, o Shotcut 22.03.30:

  • melhora a sincronização de áudio/vídeo no menu Propriedades > Reverso, restaura a opção “Usar formas de onda de alto desempenho” no menu Linha de tempo;
  • altera a ferramenta de linha de comando de fusão para não ser mais sensível ao local por padrão;
  • altera “Q” em Equalizador: Paramétrico para Largura de banda em oitavas e altera os trabalhos de captura em segundo plano para usar uma alta prioridade de processo.

Além disso, esta versão altera os filtros de colagem para não mais colar um filtro somente de clipe em uma faixa, bem como para não colar mais um filtro que só pode ser adicionado uma vez, melhora a precisão de View > Scopes > Audio Peak Meter recurso, melhora a velocidade do filtro de vídeo Filme antigo: projetor e não mostra mais a caixa de diálogo Converter para edição amigável ao abrir um vídeo HLG HDR.

Obviamente, vários problemas que estavam presentes em versões anteriores foram resolvidos. Pportanto, verifique também as notas de versão na página do GitHub do projeto para todas as correções de bugs. Enquanto isso, você pode baixar a versão Shotcut 22.03.30 como um AppImage universal que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada em seu computador pessoal a partir do site oficial ou pode instalá-lo como um aplicativo Flatpak do Flathub.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile