Os desenvolvedores do elementary OS anunciaram suas compilações experimentais para a série Raspberry Pi 4 baseada em ARM. Como CPUs ARM estão mostrando sua competência como substitutos para CPUs baseadas em x86, mais e mais distribuições Linux estão tentando suportar ARM.
O mais recente lançamento elementary OS 5.1 com codinome Hera está recebendo a compilação experimental para o Raspberry Pi 4.
elementary OS no Raspberry Pi 4
As distribuições Linux já suportavam ARM há muito tempo. A primeira a oferecer suporte à arquitetura ARM foi o Debian no ano 2000. Atualmente, muitas distribuições oferecem suporte a ARM de 64 bits, incluindo Arch Linux, Ubuntu, Manjaro etc.
Por muito tempo, principalmente as edições de servidor de distribuições Linux estavam disponíveis em dispositivos Raspberry Pi. Mas isso está mudando depois do Raspberry Pi 4.
O Raspberry Pi 4 vem com 8 GB de RAM e está se lançando como um desktop de baixo custo. Com a especificação de hardware aprimorada, rodar o Linux para desktop mainstream no Raspberry Pi agora é mais fácil do que nunca.
Esta é a razão pela qual o Ubuntu também lançou sua imagem oficial para Raspberry Pi 4 com o lançamento do Ubuntu 20.10.
A equipe do elementary OS publicou seu programa Early Access Builds para que patrocinadores dedicados do sistema operacional baixem as compilações do Raspberry Pi 4. Além disso, você pode baixar e obter instruções neste repositório GitHub.
Como é uma versão experimental, você não deve esperar que tudo funcione corretamente. Existem problemas conhecidos: os gráficos são parcialmente acelerados por hardware; os vídeos 4K ainda não são suportados; e as configurações de som não são salvas durante a inicialização.
Mas após o processo de inicialização, você vai gostar da suavidade do sistema operacional e vale a pena tentar no Raspberry Pi 4.
It’s FOSS