Nesta semana, Elon Musk publicou uma nova pesquisa em sua conta no Twitter questionando o público sobre uma possível decisão em relação à rede social. Não foi a primeira fez que fez algo do tipo. Ele usou o mesmo método para reativar a conta do ex-presidente norte-americano Donald Trump, banido por conta de várias fake news e incitação de ódio. No entanto, desta vez, Elon Musk anuncia ‘anistia geral’ para contas suspensas pelo Twitter. Portanto, a liberação não ficar restrita aos usuários mais famosos.
O Twitter deveria oferecer uma anistia geral para contas suspensas, desde que não tenham infringido a lei ou se envolvido na disseminação ultrajante de spam?
“Anistia Geral”. As portas da ‘prisão do Twitter’ estão escancaradas (exceto nos casos mais graves). A verdade é que, a menos que a única coisa que você siga e twitte sejam fotos de gatinhos, você pode conhecer pelo menos alguns ‘alvos’ que poderiam se beneficiar com essa medida.
E a verdade é que os tweeters devem ter pensado a mesma coisa, porque, enquanto o resultado da pesquisa sobre a volta de Trump foi muito apertado (apenas 51,8% a favor), neste caso 72,4% dos mais de 3 milhões de participantes da pesquisa têm sair a favor da ‘anistia’.
A resposta de Musk foi confirmar a concessão :
O povo se pronunciou. A anistia começa na próxima semana.
E o tuíte terminava com a expressão latina ‘Vox Populi, Vox Dei’ , que poderíamos traduzir criativa e coloquialmente como ‘O que o povo diz vai para a massa’ : uma fórmula que costuma ser usada para sustentar as decisões da soberania popular.
Elon Musk anuncia ‘anistia geral’ para contas suspensas pelo Twitter
As respostas dos tweeters não demoraram a chegar. E se por um lado acusam Musk de querer promover ‘discurso de ódio’ e apontam que entre os que beneficiam da sua medida estão pessoas como David Duke (atual líder da Ku Kux Klan).
Outros apontam para o viés anticonservador da antiga equipe de gestão do Twitter, apontando que pessoas como Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã do Emirado, nunca se viram banidos de suas contas na rede social. Só precisamos diferenciar o que é o limite entre a liberdade de expressão e crime.