Elon Musk não deveria tem motivo para invejar muitas coisas. No entanto, ele parece determinado e passar todos os concorrentes com o X, a mais nova rede social que substitui o Twitter. A ideia é superar agora o WeChat, o superaplicativo chinês que pode fazer de tudo, desde pedir o divórcio até pagar contas. O criador da Tesla e da SpaceX está empenhado e deu um passo controverso em direção a esse objetivo. Porém, terá muita dificuldade em conseguir o que o WeChat conseguiu no gigante asiático. Assim, Elon Musk quer transformar o X em um “superaplicativo” semelhante ao WeChat.
Um gigante para copiar
Desde que a Tencent lançou o WeChat em 2011, ele foi crescendo e evoluindo para se tornar aquele aplicativo para tudo que os usuários na China usam hoje de forma massiva. De fato, no WeChat existem mais de 1,2 bilhão de usuários que passaram de um aplicativo de mensagens para um aplicativo de pagamento móvel e, posteriormente, para um aplicativo para fazer praticamente tudo. É exatamente isso que Elon Musk pretende com X.
Primeiro passo, diga adeus ao Twitter
O pulso de Musk não tremeu ao anunciar uma das medidas mais controversas desde que ele comprou o Twitter em outubro de 2022 (e houve muitas). Alguns dias atrás, indicava que o Twitter não se chamava mais Twitter para se chamar X . Assim, logo de cara, ele se despediu tanto do nome icônico da rede social quanto de seu logotipo, embora o atual ainda esteja por ser visto.
A ambição do superapp
X quer ir muito além do que o Twitter fez, e Elon Musk deixou claro que nos próximos meses o app quer se tornar o centro do nosso mundo financeiro. “O nome Twitter não fazia mais sentido naquele contexto, então devemos dizer adeus ao pássaro.”
WeChat tinha (muito) mais fácil
Chegar onde o WeChat chegou certamente não é fácil, mas a China é um país bem diferente nesse quesito. O governo veta aplicativos e empresas – diga a Jack Ma – com a mesma facilidade com que os eleva, e a Tencent é um bom exemplo. Esta empresa sempre recebeu o apoio do governo de Xi Jinping e, de fato, esses mesmos governantes parabenizaram recentemente a Tencent, Alibaba e Meituan por contribuir para o progresso tecnológico da China. Alguns chamam o WeChat de ferramenta de vigilância mais amada (e temida) da China .
Concorrência e monopólios
O WeChat é um monopólio de fato na China, e conseguir algo assim seria praticamente impossível no mundo ocidental: a Europa tem políticas antitruste rígidas há anos e os EUA também monitoram essas situações. O processo pelo qual a Microsoft está passando em sua tentativa de comprar a Activision é um bom exemplo dessa situação: colocar em risco a livre concorrência é altamente desaprovado fora da China, e um superaplicativo que quer fazer de tudo expulsando todo mundo do mercado provavelmente têm sérios problemas regulatórios.
Uma coisa é a China. O outro, o resto do mundo
E ainda há o fato de que, como apontou Dani Sánchez-Crespo, o WeChat só funciona em um mercado com uma moeda e uma regulação: criar um superapp internacional que suporte as particularidades de cada país é ainda mais complexo.
Já temos superaplicativos: eles são chamados de iOS e Android
Como aponta a Fast Company, na verdade já temos uma espécie de superaplicativo na forma de sistemas operacionais móveis. Tanto o iOS quanto o Android – um duopólio, afinal – facilitam tanto o download e o uso de aplicativos de terceiros que parece difícil para um único aplicativo reter usuários. Centralizar tudo em um único aplicativo pode ser atrativo, mas como dizem, quem cobre muito, não espreme muito, e temos exemplos poderosos.
Elon Musk quer transformar o X em um “superaplicativo” semelhante ao WeChat
X não apenas terá que fazer muitas coisas, mas também terá que fazê-las melhor do que a concorrência. E justamente essa competição terá que se ocupar apenas de fazer bem o que fazem, algo que é mais fácil do que tentar “fazer tudo bem feito”. Há segmentos em que vencer o jogo contra grandes nomes parece impossível, e é claro que a indústria financeira — o primeiro objetivo de Elon Musk — não vai deixar que roubem sua carteira.
Nem mesmo a Apple fez isso
Se existe alguém que tem recursos para prender seus usuários em um superapp, essa pessoa é a Apple, que controla seu ecossistema como nenhuma outra empresa no mundo. A sua entrada no mundo financeiro tem sido tímida apesar do lançamento do Apple Pay e, sobretudo, do Apple Card, como prova disso, e por exemplo, a aliança da Apple com o gigante financeiro Goldman Sachs não parece ter corrido bem: há já falam de um possível divórcio.
Outros tentaram e falharam
A Snap, controladora do Snapchat, lançou o sistema de pagamentos ponto a ponto chamado Snapcash , mas acabou abandonando a iniciativa em 2018. Eles também tentaram integrar os jogos mobile na rede social, mas tiveram que cortar custos e cancelaram esse projeto. também. A Meta é outra das que deram passos rumo a esse superaplicativo teórico, e a introdução de sua própria criptomoeda, a Libra —mais tarde renomeada— acabou em uma tempestade e sumiu.Sua conta poupança, lançada recentemente nos EUA, é um produto interessante mas de âmbito limitado e está também sujeito a essa aliança, agora aparentemente enfraquecida, com a Goldman Sachs.
Apesar de tudo o que foi dito, é impossível não levar em conta que quem vai tentar algo assim não é qualquer um. Estamos falando de uma pessoa que revolucionou setores que pareciam totalmente estabelecidos, como o automobilístico ou o espacial. Musk já mostrou que é capaz do pior – suas decisões no Twitter não são apenas curtidas por quase todo mundo – mas também do melhor. Há analistas que destacaram como Musk está tratando TwitterX como se fosse sua primeira startup e não uma empresa estabelecida e icônica. Até agora o resultado parece ser um desastre, mas se o Sr. Musk ganhou alguma coisa – mesmo que estejamos acabando – é o benefício da dúvida.