Em 2017 pesquisa mostrou que o Android poderia ser o futuro das TV's e acertaram!

em-2017-pesquisa-mostrou-que-o-android-poderia-ser-o-futuro-das-tvs-e-acertaram

A Irdeto, líder mundial em segurança para plataformas digitais, e a Ovum divulgaram em 2017 os resultados de uma pesquisa global indicando que a maioria dos provedores de serviços de vídeo incluem Android TV ou Android Open Source Project (AOSP) em suas estratégias tecnológicas.

Realizada em fevereiro de 2017, a pesquisa se chamava “O Android é o futuro do set-top box?” Constatou que 72% dos participantes estão considerando implementações do Android como parte de suas estratégias para set-top box (STB).

Além disso, 50% dos participantes consideraram o Android importante para o cumprimento de seus objetivos nos próximos cinco anos. Os 300 profissionais de TV pesquisados também identificaram diversas vantagens que, na sua opinião, o Android TV oferece, inclusive a disponibilidade de novos recursos e serviços, entrada mais rápida no mercado, uma atraente interface de usuário e eficiências de custo.

Contudo, embora a maioria dos participantes tenha indicado um compromisso com o Android, apenas 54% dos provedores de serviços de vídeo estavam, na época, dispostos a pagar mais pelos chipsets do Android em relação aos chipsets tradicionais integrados ao middleware.

E eram tão somente os recursos, especificamente a possibilidade de os usuários baixarem aplicativos adicionais, que estavam convencendo os provedores a implementar o Android. Tanto os provedores de serviços de vídeo com mais de um milhão de assinantes (43%) como os que tinham menos de um milhão de assinantes (34%) os mencionaram como o motivo principal da adoção.

Contudo, apesar da confiança dos provedores de serviços nas vantagens do Android TV, ainda havia grandes preocupações com a pirataria e as ciberameaças. Em vista da facilidade de instalação de outros aplicativos no STB, 43% dos participantes acreditavam que a superfície de ataque aumentaria, enquanto que 41% estavam receosos que seus assinantes instalassem aplicativos de streaming ilegal.

“Os provedores de serviços de vídeo estão se sentindo pressionados a continuar a inovar suas ofertas para satisfazer os consumidores, que estão exigindo a melhor experiência possível”, explicou Frank Poppelsdorf, Diretor de Gestão de Produtos na Irdeto. “Esses resultados indicaram que o Android TV não só estaria se posicionado para desempenhar um papel crítico na distribuição de TV no futuro, mas seria essencial para o setor atender à demanda crescente dos consumidores por serviços novos e inovadores.

Contudo, a natureza aberta da tecnologia gerava várias preocupações com a segurança, sobretudo no que diz respeito à pirataria. À medida que o setor continuava a avançar na direção de plataformas mais abertas para o set-top box, seria essencial que os provedores de serviços de vídeo implementassem uma abordagem robusta de segurança em 360 graus para assegurar a proteção de seu conteúdo de alto valor e, ao mesmo tempo, otimizar a flexibilidade e o tempo de entrada no mercado.”

Embora houvesse uma expectativa generalizada de que o Android dominaria o panorama da TV em um futuro próximo, a pesquisa revelava a eventual necessidade de mais educação sobre as diferenças entre as plataformas Android. Apenas 52% dos participantes da pesquisa compreenderam as diferenças entre Android TV e AOSP.

“A educação sobre as plataformas Android é crítica para que os provedores de serviços de vídeo possam entender os recursos, vantagens e desvantagens de cada tecnologia e tomar as melhores decisões estratégicas a respeito de suas estratégias tecnológicas”, afirmou Ed Barton, Líder de Prática, TV, Ovum. “Esses tipos de insights identificados na pesquisa que realizamos com a Irdeto são essenciais para ajudar as operadoras de TV por assinatura, teledifusores e provedores de streaming OTT a antecipar melhor as oportunidades e os desafios que estaria pela frente.

Foi uma ótima experiência trabalhar com a Irdeto nessa pesquisa de executivos de nível C e profissionais de diversas disciplinas para identificar as estratégias de Android que definirão o mercado de TV por assinatura nos próximos anos.”

À medida que plataformas como o Android TV tornava-se a nova norma no panorama da TV, seria importante que as operadoras empregassem uma abordagem holística de segurança em 360 graus para proteger a próxima geração de dispositivos.

A Stofa, o provedor mais inovador de serviços de TV por cabo e Internet de banda larga na Dinamarca, selecionou o Irdeto Cloaked CA para oferecer conteúdo com segurança em seu novo set-top box (STB) Android, que seria lançado naquela época. Os assinantes teriam não apenas toda a gama de serviços da Stofa no STB, como também teriam acesso direto à loja de aplicativos Google Play e a serviços de streaming como o YouTube.

A Stofa queria revolucionar a experiência do usuário com seu novo STB Android e, com o software mais recente de segurança renovável e sem cartão da Irdeto, todos os tipos de conteúdo fornecido aos clientes teriam uma proteção robusta.

Para ler o relatório completo dos resultados da pesquisa:

Relatório Completo

Metodologia

A pesquisa foi encomendada pela Irdeto e realizada em fevereiro de 2017 pela Ovum. Participaram da pesquisa 301 profissionais do setor de TV em seis agrupamentos regionais, inclusive APAC, Europa Oriental, Europa Ocidental, América Latina, Oriente Médio e África, assim como América do Norte.

Todas as empresas participantes oferecem serviços de vídeo como parte de seus negócios, e os tipos de empresas foram provedores de serviço de Internet, provedores de vídeo OTT, operadoras de TV por assinatura (cabo, DTT e satélite) e companhias de telecomunicações. A pesquisa visou um público informado, com uma proporção representativa de participantes de nível C das áreas de tecnologia, conteúdo, marketing e segurança de rede.

Sobre a Irdeto

A Irdeto é líder mundial em segurança para plataformas digitais, protegendo plataformas e aplicativos em múltiplos setores, como mídia e entretenimento, pagamentos e automotivo. Com nossas soluções e serviços, nossos clientes podem proteger suas receitas, criar novas ofertas e combater o cibercrime.

Com mais de 50 anos de experiência em segurança, a Irdeto e sua tecnologia de segurança de software e serviços cibernéticos protegem mais de 5 bilhões de dispositivos e aplicativos para algumas das marcas mais conhecidas do mundo. Nossa história única como subsidiária do grupo multinacional de mídia, a Naspers (JSE: NPN), significa que somos um parceiro bem estabelecido e confiável para ajudar a construir um futuro mais seguro. Visite a Irdeto em www.irdeto.com.

Sobre a Ovum

A Ovum é uma empresa líder no mercado de pesquisa e consultoria, que se concentra em ajudar provedores de serviços digitais e seus parceiros fornecedores a prosperar na economia digital conectada.

Com mais de 150 analistas no mundo inteiro, oferece análises especializadas e insights estratégicos para os setores de TI, telecomunicações e mídia. Fundada em 1985, a Ovum conta com uma das equipes de analistas mais experientes do setor e é uma fonte respeitada de assessoria para líderes de empresas de tecnologia, diretores de informática, fornecedores, provedores de serviços e reguladores que precisam de dados, pesquisas e consultoria de mercado abrangentes, precisos e informativos.

Com mais de 23 escritórios em seis continentes, a Ovum apresenta uma perspectiva verdadeiramente global sobre os mercados de tecnologia e mídia, oferecendo insights a milhares de clientes em áreas como ferramentas de fluxo de trabalho, projeções, pesquisas, avaliações de mercado, auditorias de tecnologia e opinião

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.