O rover Curiosity tem um desempenho admirável em Marte há mais de sete anos, mas houve alguns obstáculos ao longo do caminho. Afinal, ele foi projetado apenas para durar alguns anos. A NASA relata que o Curiosity sofreu uma falha no sistema que deixou o robô inconsciente de sua posição e atitude no planeta vermelho. Até que se recupere, o Curiosity ficará parado.
Rover Curiosity está parado após erro de software
O Curiosity chegou em Marte em 2012, fazendo história com seu sistema de pouso de foguete de enorme sucesso. Desde então, ele atravessou o terreno na Cratera Gale e subiu as encostas do Monte Sharp, transmitindo dados sobre o passado geológico do planeta vermelho. Graças ao Curiosity, temos uma ideia melhor de onde a água existia (e ainda pode existir) em Marte, bem como onde podemos encontrar evidências de vida antiga.
Marte está longe o suficiente para que não possamos controlar diretamente o Curiosity em tempo real (o rover recebe lotes de comandos e os executa). Isso significa que ele precisa ter uma percepção precisa do estado de todas as suas articulações, além de detalhes ambientais, como a localização de obstáculos próximos e a inclinação do solo. Essas informações vitais garantem que o veículo espacial não esbarre em nada com seu braço ou bata em pedras grandes enquanto anda.
Sistemas do Curiosity
O Curiosity armazena todos esses dados de atitude na memória, mas algo deu errado durante as operações há alguns dias. Enquanto o veículo espacial cumpria suas ordens, de repente perdeu o controle de sua orientação. Como os dados de atitude não foram somados, o Curiosity congelou para evitar danos. Assim, o veículo espacial está fisicamente preso, mas ele ainda está em comunicação com a equipe aqui na Terra.
Como todo o resto está funcionando no veículo espacial, a NASA foi capaz de desenvolver um conjunto de instruções que devem fazer o veículo circular novamente. Quando transmitidos, os dados informarão o Curiosity sobre sua atitude e confirmarão seu estado atual. Isso deve permitir que o rover se recupere e continue realizando suas verificações de segurança. No entanto, a NASA também espera coletar dados sobre o que causou o erro de software no Curiosity. A esperança é que eles possam evitar outro congelamento no futuro.
Por fim, enquanto a NASA espera tirar mais proveito do Curiosity, a agência está trabalhando duro no próximo rover, o Mars 2020. Essa missão deve ser lançada no verão setentrional, chegando a Marte no início de 2021.
Fonte: Extreme Tech