Um engenheiro da Microsoft cria uma versão do driver EXT2 File-System para Rust. No final de 2023, foram feitas versões do Rust para o código Virtual File-System (VFS) do kernel Linux. Esses patches do engenheiro da Microsoft Wedson Almeida Filho já ganharam uma segunda rodada mais atual. Além de várias melhorias nas ligações do Rust VFS, os novos patches trazem um driver de sistema de arquivos EXT2 Rust em andamento.
Lembrando que se trata do EXT2 e não EXT4. Embora o EXT2 se origine dos anos 90 e não tenha muita utilidade no Linux em sistemas modernos, implementar o EXT2 no Rust é um ponto de partida mais fácil do que ir diretamente para o EXT4.
Engenheiro da Microsoft cria versão do driver EXT2 File-System para Rust
O engenheiro da Microsoft Wedson Almeida Filho é responsável por este driver EXT2 básico escrito em Rust atualmente com foco no suporte para somente leitura. Portanto, a Microsoft tem feito muito por Rust no kernel Linux. O driver EXT2 Rust em sua forma básica atual é pouco menos de 600 linhas de código Rust, enquanto útil para exercitar as novas interfaces Rust.
As ligações atualizadas do Rust VFS continuam a atender inicialmente às necessidades do sistema de arquivos somente leitura. Os novos patches lançados adicionam suporte a iomap, soltam os buffer heads e implementam outros recursos. Veja os patches de abstração do Rust VFS v2 (RFC) para obter mais detalhes sobre este mais recente empreendimento do Rust Linux.