A Epic Games tem vitória valiosa sobre o Google em tribunal americano. O Google vem sofrendo vários processos pelo monopólio que exerce com muitos dos seus produtos, como o Android, por exemplo. E a empresa tem perdido algumas batalhas, com milhões em multas. Agora, por exemplo, o Google perdeu mais uma batalha judicial.
Epic Games tem vitória valiosa sobre o Google
A Epic Games tem vitória valiosa sobre o Google no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia. O júri determinou que o Google realmente tem poder de monopólio nos mercados de distribuição de aplicativos Android e nos serviços de cobrança no aplicativo.
Essa decisão judicial ocorre três anos desde que a Epic Games apresentou sua reclamação inicial depois que seu jogo de sucesso Fortnite foi removido da Play Store devido ao fato de a Epic ter contornado as taxas da loja de aplicativos do Google em compras no aplicativo, também conhecido como “imposto do Google”.
O veredicto de hoje é uma vitória para todos os desenvolvedores e consumidores de aplicativos em todo o mundo. Isto prova que as práticas da loja de aplicações da Google são ilegais e que abusam do seu monopólio para cobrar taxas exorbitantes, reprimir a concorrência e reduzir a inovação.
O Tribunal Distrital do Norte da Califórnia ainda não revelou as medidas exatas que seriam tomadas contra o Google. Espera-se que o tribunal comece a trabalhar em soluções em janeiro. A resposta oficial do Google veio logo após o término do julgamento em favor da Epic Games, com a clara intenção de apelar do veredicto.
Planejamos contestar o veredicto. O Android e o Google Play oferecem mais opções e abertura do que qualquer outra plataforma móvel importante. O teste deixou claro que competimos ferozmente com a Apple e sua App Store e lojas de aplicativos em dispositivos Android e consoles de jogos. Continuaremos a defender o modelo de negócios Android e permaneceremos profundamente comprometidos com nossos usuários, parceiros e com o ecossistema Android mais amplo. – Wilson White, Assuntos Governamentais e Assuntos Governamentais do Google.
Executivo de Políticas Públicas
Fortinite retirado da Play Store
A versão móvel do Fortnite foi removida da Google Play Store e da Apple App Store em 2020. A Epic já tentou processar a Apple pelos mesmos motivos do Google, mas o tribunal acabou decidindo a favor da Apple. No entanto, exigia que o fabricante do iPhone oferecesse um sistema de pagamento no aplicativo de terceiros.
Essa derrota do Google é apenas mais uma sofrida pela empresa, em função do monopólio em que exerce, segundo os Tribunais americanos.