Um erro no sistema de armazenamento do Google Photos pode gerar reembolso para alguns usuários. Em 2020, um bug no Google Photos resultou na “contagem” imprecisa do tamanho dos uploads para a nuvem. Apesar de o problema já ter sido corrigido, como ele esteve presente ao longo de todo o ano, o Google está oferecendo um reembolso por um armazenamento durante esse período.
Usuários afetados
A empresa, especificamente a equipe do Photos, identificou os usuários afetados e apurou que o problema problema se aplica a um número limitado de usuários. A empresa ainda frisou que todos os uploads são seguros e que o erro está relacionado apenas à sua “cota de armazenamento”. Além disso, os usuários hoje obtêm 15 GB gratuitos para compartilhar no Gmail, Google Drive e Fotos, com uma assinatura do Google One. Caso precisem de mais armazenamento, podem comprar uma cota, a partir de 100 GB.
A equipe do Photos explicou que a partir de janeiro deste ano, o valor real de MBs dos uploads de fotos e vídeos cota de armazenamento que é compartilhada no Gmail, Google Drive e Google Fotos podem ter sido contabilizados de forma errada.
O Google está entrando em contato com clientes que “compraram ou atualizaram um plano Google One” em resposta ao fato de que seu armazenamento em nuvem estava cheio:
Por exemplo, você pode ter comprado um plano porque informamos por engano que você estava sem espaço de armazenamento.
Reembolso Google Photos
A resolução para este problema de armazenamento de fotos envolve a solicitação do Google de um “reembolso da App Store em seu nome pelas taxas de assinatura do Google One a partir de 8 de janeiro até 20 de outubro” até então, apenas para usuários iOS. Assim, precisamos esperar o Google se posicionar a respeito do Android.
Erro corrigido
O Google já corrigiu o problema, com o contador de armazenamento de arquivos aparecendo no Photos e em outros aplicativos originais, refletindo o uso preciso. A empresa promete o reembolso. E orienta que os usuários que contrataram o serviço, cujo armazenamento não era necessário, o cancelem! Confira, por exemplo, o seu armazenamento atual, depois da correção. Caso não precise além do armazenamento gratuito, cancele imediatamente!
O site 9TO5Google lembra que o Google Fotos no próximo ano está encerrando o backup gratuito e ilimitado. Ou seja, os usuários precisarão pagar pelo upload de seus arquivos. Mas, certamente essa notícia deixará muitos bem alerta! Em suma, esse erro foi bem negativo!