Escassez de chips: Huawei culpa os EUA

Escassez de chips: Huawei culpa os EUA. Segundo a Huawei, sanções americanas provocaram o pânico na compra de componentes e chips.

eua-reforcam-sancoes-contra-huawei
Imagem: Gizchina

A pandemia da COVID-19, contribuiu para a atual escassez de chips e parece que esse período vai durar até o início do próximo ano. A falta de componentes obrigou a reduzir os planos de produção e elevou os preços. Além da culpa ser atribuída ao coronavírus, analistas também culpam a Huawei, que no ano passado tentou comprar tudo que pudesse alcançar. No entanto, a Huawei aponta como culpado da escassez de chips, os EUA.

A empresa chinesa culpa a administração da Casa Branca, afirmando que, foram as sanções americanas que provocaram o pânico na compra de componentes e chips em particular, que acabou se tornando a razão para a escassez.

Huawei culpa EUA pela escassez de chips

O CEO da Huawei, Eric Xu, disse em um discurso na cúpula de analistas que as empresas não haviam procurado anteriormente estocar chips. Isso simplesmente não era necessário. Agora, muitos fabricantes preferem estocar para sempre, criando um estoque com 3 a 6 meses de antecedência. Tudo isso acabou interrompendo o trabalho bem coordenado da cadeia de suprimentos. Ou seja, os fabricantes de componentes simplesmente não conseguem acompanhar a demanda.

Segundo o principal gerente da Huawei, são os Estados Unidos os responsáveis pelo início da crise econômica global. Com suas sanções, os Estados Unidos destruíram as parcerias e a confiança que existiam na cadeia de fornecimento de chips.

Assim, agora, vários países estão se esforçando para estabelecer sua própria produção de produtos semicondutores e não poupam grandes fundos para isso. No entanto, isso, por sua vez, levará a um aumento nos preços dos chips e, como resultado, os preços dos eletrônicos também aumentarão. Ou seja, o consumidor final será bem afetado pela escassez de suprimentos para a área de tecnologia.

Eric Xu disse que a Huawei está procurando uma saída para esta situação quando simplesmente não tem a oportunidade de comprar chips. Agora a empresa ainda tem um certo estoque de componentes, mas isso não vai durar muito.

Empresas investem em seus próprios chips

A Huawei estaria investindo ativamente em pesquisa e desenvolvimento para, no futuro, começar a produzir processadores por conta própria. No entanto, a experiência negativa com a Huawei obriga outras empresas chinesas a agir com cautela e pensar seriamente no futuro.

Além disso, existe a possibilidade de que outras empresas chinesas também comecem a produzir chips. Como um lembrete, as previsões estão flutuando na rede de que Xiaomi e Oppo podem lançar seus próprios chips para smartphones 5G neste ano ou no início do próximo ano.

O futuro parece um incerto e, a verdade é que essa escassez pode durar até mais do que se projeta. Esperamos que as empresas contornem esse problema e os aumentos de valores sejam mínimos.

Via: Gizchina

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile