Com a volta às aulas, temos também a chegada de distribuições Linux voltadas à educação. Desta vez, quem recebeu uma importante atualização depois de 3 meses em desenvolvimento foi a distribuição Escuelas Linux. Com o kernel Linux 5.15 LTS, a distribuição Escuelas Linux 7.3 também vem com a suíte de escritório LibreOffice mais atualizada, ou seja, a versão 7.3. Um detalhe importante, segundo o anúncio, é que foi também lançada uma versão da distribuição para 32 bits.
Com o fim de oferecer as melhores aplicações para serem utilizadas em ambientes educativos, a distribuição Escuelas Linux anuncia o lançamento de sua versão 7.3 (64 bits) e 6.17 (32 bits).
Com o novo kernel, o sistema operacional Escuelas Linux 7.3 amplia as possibilidades em relação aos recursos mais recentes. Sendo assim, o Linux 5.15 LTS traz suporte para hardware mais recente, bem como melhor suporte para dispositivos existentes .
Pela primeira vez, Escuelas Linux inclui uma versão recente do kernel Linux, e desta vez é o kernel 5.15.15 testado, corrigido e compactado pelo System76, disse o desenvolvedor da distribuição. Sim! Esse kernel vem de uma empresa legal dos EUA que produz desktops e laptops com Linux pré-instalado, então eles sabem como otimizar o Linux em hardware real.
Escuelas Linux 7.3 possui Linux 5.15 LTS e vem com LibreOffice 7.3
Escuelas Linux é baseado no Bodhi Linux, que é derivado do Ubuntu, e usa o ambiente de desktop Moksha (um fork do Enlightenment). A nova versão vem com o Moksha 0.3.4-10, uma versão que vem com muitas novidades, incluindo a capacidade de arrastar uma janela para o lado esquerdo ou direito da tela para maximizá-la na metade da tela.
Esse recurso é ativado por padrão em novas instalações. No entanto, se você estiver atualizando de uma versão anterior do Escuelas Linux, você precisa ir para:
Então, para salvar as alterações, vá em:
O menu Aplicativos do Moksha agora lista o aplicativo ePulse e listar o aplicativo Mixxx na categoria correta.
Escuelas Linux usa PCManFM como gerenciador de arquivos padrão. Ele recebeu melhorias nesta versão para mostrar miniaturas de arquivos de vídeo. Assim, permite que você abra projetos do Audacity. Além disso, você poderá abrir um documento de escritório usando o pacote de escritório ONLYOFFICE.
Componentes atualizados nas duas versões
- Balena Etcher 1.7.3: para gravar imagens ISO
- Chrome 98 (64 bits) ou Chromium 97 (32 bits): são versões do navegador web com ferramentas importantes para eliminar informações em sites da web.
- IBM Java 8.0-7.0: o ambiente fornece um meio estável e rápido para os aplicativos baseados em Java.
- Firefox 96: Entre várias características novas, este navegador web realizou melhorias significativas na supressão de ruido e no controle de ganho automático para brindar uma melhor experiência em videoconferências.
- GCompris 2.0: a suíte educacional está em sua segunda versão. Continua sendo uma das melhores aplicações educacionais para crianças.
- LanguageTool 5.5.1
Desde que há algum tempo, este extraordinário corretor gramatical está no LibreOffice incluído na distribuição Escolas Linux. Agora vamos receber em sua versão mais recente, com muitas novidades para vários idiomas. - LibreOffice 7.3: esta nova versão apresenta várias melhorias:
Outros programas
O Escuelas Linux 7.3 vem também com outros aplicativos importantes como Blender 3.0, layout de página Scribus 1.5.8 e software de editoração eletrônica, editor de áudio Audacity 3.1.3, editor de imagem GIMP 2.10.30 e Aplicativo de gravação e streaming de tela OBS Studio 27.1.3.
Também estão presentes: ONLYOFFICE 7.0, Terminology 1.11, Wine 7.0, digiKam 7.5, FFmpeg 4.4, Kdenlive 21.12.1 e Zoom 5.9.
O Escuelas Linux Developer Pack agora inclui Android Studio Bumblebee 2021.1.1, Apache NetBeans IDE 12.6, Eclipse IDE 2021-12, PseInt 20210906. Além disso, tem um ambiente LAMP completo (Linux, Apache, MariaDB e PHP).
Você pode baixar Escuelas Linux 7.3 agora mesmo no site oficial ou clicando no link abaixo. Imagens ISO ao vivo (arquivadas como arquivos ZIP) estão disponíveis para plataformas de 32 e 64 bits nos idiomas inglês e espanhol.
Para mais informações, acesse este link.
Via 9to5Linux