O CXL Consortium anunciou hoje a especificação Compute Express Link 3.0 que duplica a taxa de dados do CXL 2.0 para 64 GT/s sem introduzir latência adicional.
Enquanto ainda espera por mais servidores habilitados para CXL 2.0 e pelo suporte de software para se encaixar no kernel Linux para seu subsistema CXL, o CXL 3.0 será a próxima iteração do Compute Express Link a ser aguardada no futuro. Além de dobrar a taxa de dados do CXL 2.0, o CXL 3.0 apresenta recursos e gerenciamento de malha, compartilhamento e pool de memória aprimorados, coerência aprimorada e comunicação ponto a ponto.
O CXL Consortium, um órgão de padrões da indústria dedicado ao avanço da tecnologia Compute Express Link™ (CXL™), anunciou hoje o lançamento da especificação CXL 3.0.
A especificação CXL 3.0 se expande em gerações de tecnologia anteriores para aumentar a escalabilidade e otimizar os fluxos de nível de sistema com recursos avançados de comutação e malha, comunicações ponto a ponto eficientes e compartilhamento de recursos refinados em vários domínios de computação.
Recursos de malha
Dispositivos de várias cabeças e conectados à malha;
Gerenciamento aprimorado de malha;
Infraestrutura desagregada composable
Melhor escalabilidade e melhor utilização de recursos:
Pool de memória aprimorado;
Comutação multinível;
Novos recursos de coerência aprimorados
Recursos de software aprimorados.
Duplica a largura de banda para 64GTs
Latência zero adicionada sobre CXL 2.0
Compatibilidade total com CXL 2.0, CXL 1.1 e CXL 1.0.
O CXL 3.0 mantém a compatibilidade com versões anteriores do CXL 2.0/1.1/1.0. A especificação pode ser encontrada em ComputeExpressLink.org. Mais detalhes sobre a especificação CXL 3.0 através do comunicado de imprensa de hoje.
AMD prepara suporte ao Linux para configuração de largura de banda de memória lenta L3SBE, BMEC
Alguns dos patches Linux mais recentes da AMD para novos processadores estão implementando suporte para algumas extensões de Qualidade de Serviço documentadas recentemente: L3SBE e BMEC.
Os novos patches do AMD Linux conectam as extensões de QoS para configuração de largura de banda de memória lenta (L3SBE) e configuração de evento de monitoramento de largura de banda (BMEC). L3SBE para L3 External Slow Memory Bandwidth Enforcement permite que as políticas de imposição de QoS sejam aplicadas à memória externa lenta conectada ao host e especificando as alocações/limites para a classe de serviço para cada recurso.
O BMEC permite manter um registro de todas as leituras/gravações totais e locais e uma variedade de eventos, como leituras na memória nos domínios NUMA locais ou não locais, vítimas sujas do domínio QoS e muito mais.
Esta série de patches com quase 500 linhas de código novo obtém esses novos recursos de CPU AMD QoS implementados no código x86/resctrl. Dado o tempo desses patches, essas novas extensões de QoS não devem ser mescladas até pelo menos o ciclo v6.1.
A presença desses recursos é verificada por novos bits de recurso da CPU. Os patches do kernel do Linux simplesmente os mencionam como sendo encontrados em “novos” processadores AMD, o que provavelmente é para processadores EPYC Zen 4 de próxima geração.
Esses recursos foram documentados no início deste ano no manual de extensão AMD QoS, que, dado o momento de tornar público apenas os detalhes do recurso no início deste ano, provavelmente é mais uma indicação de que é para o Zen 4.