Rumores apontam há semanas que a Sony lançará uma nova versão do Sony PS5. Agora, de acordo com o último vazamento deste aparelho, a Sony vai mudar completamente o design interno do seu mais recente PS5.
Novo Sony PS5 com nova estrutura interna
De acordo com notícias anteriores, o novo Sony PS5 será oficializado no dia 15 de setembro. No mês passado, o novo Sony PS5 foi lançado no e-commerce australiano, e agora o Youtuber Austin Evans revelou sua estrutura interna e descobriu que há muitas mudanças.
O novo Sony PS5 usa uma placa-mãe nova e menor. Ele também vem com uma capacidade de refrigeração diferente e há até mudanças na carcaça do SSD. Essas mudanças fazem o Sony PS5 perder peso, mas a aparência permanece quase a mesma.
A grande mudança real é a placa-mãe atualizada do PS5. A nova placa-mãe é cerca de 2 polegadas menor e adiciona um tubo de calor e um dissipador de calor menor na parte traseira.
Assim, o novo PS5 possui um sistema de refrigeração um pouco diferente. A Sony também redesenhou a solução de resfriamento no PS5 2021 no ano passado. De acordo com Evans, a nova placa-mãe e o dissipador de calor para o PS5 2022 agora pesam cerca de 2,5 libras (cerca de 1135 gramas). Este é um quilo mais leve do que o projeto original.
Novo PlayStation 5 com menor consumo de energia
O novo relatório também aponta que a Sony também mudou o posicionamento de muitos componentes neste novo design de placa-mãe. A bateria CMOS agora está completamente escondida sob o dissipador de calor. Isso significa que para substituir a bateria do CMOS, os usuários terão que desmontar completamente o novo PS5.
No novo PS5, a carcaça do SSD também mudou e, em vez de ter um PCB em todo o comprimento, ele expôs metal. Não está claro por que a Sony mudou essa parte específica do design do PS5. No entanto, há especulações de que isso é para ajudar a melhorar o resfriamento.
Todas essas mudanças podem trazer alguns benefícios reais para o PS5. Evans também afirma que o novo PS5 consumirá cerca de 20 a 30 watts a menos durante os jogos, mantendo o ruído e a saída de calor praticamente inalterados.
A Sony encolheu quase tudo, incluindo a placa-mãe e a embalagem interna, para torná-la mais leve, disse Evans. A versão digital do PS5 (CFI-1202B) pesa 3,4 kg (500 gramas mais leve que o PS5 original), e de acordo com o disco PS5 (CFI-1202A), a versão com drive óptico pesa 3,9 kg (600 gramas mais leve que o PS5 original).
Os novos modelos PS5 chegam em um momento em que a Sony elevou o preço de seu PS5 fora dos Estados Unidos.