Recentemente, um juiz federal anunciou o veredicto no caso de um ex-engenheiro de software da CIA que foi responsabilizado por roubar uma enorme quantidade de ferramentas secretas de hackers da agência e vazar 8000 documentos secretos da CIA para o conhecido WikiLeaks, sob o nome “Vault 7”.
Ferramentas secretas de hackers da CIA
Em 9 de março de 2020, um juiz federal condenou Joshua Schulte por duas acusações de abuso do tribunal e apresentação de falsas declarações a agentes do FBI.
Mas, após quatro semanas de julgamento, não havia uma prova clara de que Schulte forneceu informações após oito semanas de julgamentos, incluindo ‘roubo de informações privadas da CIA’, que deveria ter sido o principal problema.
O júri considerou Schulte culpado por duas acusações por apresentar declarações falsas aos investigadores e por desrespeito ao tribunal, diz uma reportagem do NYTimes.
No entanto, a falha em aprovar por unanimidade as acusações mais graves de divulgação de informações secretas foi um golpe vital no caso do governo.
Portanto, um porta-voz do advogado dos EUA no Distrito Sul de Nova York se recusou a comentar sobre esse assunto.
Depois disso, durante um julgamento que durou mais de um mês, os promotores caracterizaram Schulte como um funcionário descontente. Eles dizem que ele se vingou depois que seus chefes rejeitaram tomar o seu lado em um conflito com um colega de trabalho da CIA.
Vazamento Vault 7
O Vault 7 foi o vazamento mais significativo de informações detalhadas na história da agência de inteligência.
Isso revelou as armas cibernéticas secretas da CIA e os métodos de espionagem do governo dos Estados Unidos. O país aplicou-as para monitorar ou invadir computadores, telefones celulares, televisões, webcams, transmissões de vídeo e mais redes em todo o mundo.
O tribunal realizará a próxima audiência ainda este mês para revisar as medidas adicionais a serem tomadas no caso.
Na semana passada, um relatório de uma empresa chinesa de cibersegurança culpou a CIA por ser responsável por uma operação de hackers de 11 anos. Essa operação visava várias indústrias chinesas e empresas governamentais.
Além disso, os pesquisadores acusaram a CIA com base nas conexões entre as ferramentas e as explorações no arquivo do Vault 7 e as ferramentas utilizadas nos ataques cibernéticos.
Fonte: GBHackers