Um ex-funcionário da NSA se declarou culpado de acusações de tentativa de transmissão de informações confidenciais de defesa à Rússia. Jareh Sebastian Dalke admitiu ter tentado transmitir informações confidenciais de defesa à Rússia, declarando-se culpado das acusações feitas contra ele.
Ex-funcionário da NSA se declara culpado de acusações
O homem confessou-se hoje culpado de seis acusações de tentativa de transmissão de informações classificadas de Defesa Nacional (NDI) a um agente da Federação Russa (Rússia). Dalke atuou como designer de segurança de sistemas de informação para a NSA de 6 de junho de 2022 a 1º de julho de 2022. O ex-funcionário da NSA tinha autorização ultrassecreta que lhe dava acesso a documentos ultrassecretos.
“Dalke admitiu que entre agosto e setembro de 2022, a fim de demonstrar seu “acesso legítimo e vontade de compartilhar”, ele usou uma conta de e-mail criptografada para transmitir trechos de três documentos confidenciais a um indivíduo que ele acreditava ser um agente russo.” lê o comunicado de imprensa publicado pelo DoJ.
“Na verdade, essa pessoa era um funcionário secreto online do FBI. Todos os três documentos dos quais os trechos foram retirados contêm NDI, são classificados como Top Secret//Sensitive Compartmented Information (SCI) e foram obtidos por Dalke durante seu emprego na NSA.”
Dalke foi enganado por um agente do FBI que se passou por espião russo em busca de documentos confidenciais.
Dalke exigiu US$ 85 mil (cerca de R$ 424,6 mil) pelo documento em sua posse e compartilhou uma amostra desses documentos com o agente do FBI. Não imaginava ele que estaria sendo enganado por um agente do FBI.
Então Dalke providenciou a transferência de documentos confidenciais adicionais para o falso agente russo na Union Station, no centro de Denver. O homem usou um notebook e seguiu as instruções fornecidas pelo funcionário secreto do FBI para transferir cinco arquivos.
Os arquivos transferidos
Quatro dos arquivos transferidos continham NDI Top Secret, o restante era uma carta que começa (em caracteres russos e cirílicos) “Meus amigos!” e afirma, em parte: “Estou muito feliz por finalmente fornecer esta informação a você. . . . Estou ansioso por nossa amizade e benefícios compartilhados. Por favor, deixe-me saber se há documentos desejados para serem encontrados e tentarei quando retornar ao meu escritório principal.”
Dalke foi preso pelo FBI em 28 de setembro, logo após transmitir os arquivos. O ex-funcionário da NSA revelou que vazou os documentos confidenciais para prejudicar os Estados Unidos e beneficiar a Rússia. A sentença está marcada para 26 de abril de 2024. Dalke enfrenta pena máxima de prisão perpétua.