O Facebook anunciou hoje planos para lançar uma nova ferramenta no próximo ano que permitirá aos usuários do Facebook migrar suas fotos e vídeos do Facebook para uma conta do Google Fotos. Então, o Facebook anuncia nova ferramenta para transferir imagens e vídeos para o Google Fotos.
A ferramenta está sendo lançada atualmente na Irlanda, porém, será disponibilizada em todo o mundo no início de 2020, informou a empresa em um blog.
O Facebook disse que planeja “expandir esse [recurso de exportação] para outros serviços em um futuro próximo”.
Facebook anuncia nova ferramenta para transferir imagens e vídeos para o Google Fotos. Construindo um padrão DTP
A próxima ferramenta de exportação do Google Fotos do Facebook é a primeira ferramenta da empresa criada na estrutura do Data Transfer Project (DTP).
O Data Transfer Project é um padrão aberto para organizar dados em um formato comum, para que os usuários possam mover suas informações facilmente de uma plataforma para outra.
O projeto foi estabelecido em 2017 e foi formalmente anunciado em julho de 2018. Os membros fundadores incluíam Google, Facebook, Microsoft e Twitter. A Apple entrou no projeto depois de alguns meses.
O padrão DTP é composto por três componentes principais:
- Um conjunto de modelos de dados compartilhados para representar cada vertical (ou seja, fotos, contatos, listas de reprodução)
- Adaptadores, que lidam com a autenticação de um usuário em um serviço (normalmente OAuth) e a transformação de dados de e para os modelos de dados compartilhados (importadores e exportadores)
- Uma estrutura de gerenciamento de tarefas, que reúne todas as peças e lida com o ciclo de vida de um trabalho de transferência, incluindo a criação de trabalhos e a execução da transferência
O código DTP para exportar e importar conteúdo no formato DTP (texto, configurações, fotos, vídeos) foi de código aberto e hospedado no GitHub na esperança de que outras plataformas também o adotem. Para ajudar as empresas a começar, os membros fundadores do DTP criaram extensões para hospedar uma API de importação e exportação de DTP em plataformas de hospedagem comuns, como Google Cloud Platform e Microsoft Azure.
Fonte: ZDNet