O Facebook quer certificar-se de que promove notícias de qualidade e contratou jornalistas que irão apurar o que está sendo publicado na próxima seção Top News. Assim, o Facebook contrata jornalistas para apurar notícias. Goste ou não, um dos problemas do mundo on-line de hoje consiste em notícias falsas. Além disso, o Facebook é uma das redes sociais que mais contribuíram para a disseminação dessas notícias falsas. Embora não seja o único, é bom ver que eles estão, pelo menos, fazendo alguma coisa.
Como de costume, esta ação não é suficiente para resolver definitivamente o problema. O Facebook também precisa se certificar de que ele alcance as pessoas, que ainda estarão lendo seu fluxo. Do mesmo modo, os usuários também poderão compartilhar notícias por meio desse canal. Sem mencionar que o Facebook não tem o melhor histórico quando se trata desse tipo de empreendimento.
Por enquanto, o Facebook contrata poucos jornalistas para apurar notícias
O Facebook é a maior rede social do mundo, e isso significa que centenas de milhões de pessoas o estão usando quase diariamente. De acordo com uma matéria da Digiday, são apenas dez pessoas que se revezam diariamente até agora. Por si só, este número já é bem limitado, ainda mais quando eles atuam quase que exclusivamente nos Estados Unidos. Apenas um jornalista está baseado no Reino Unido.
Parece que o Facebook está tentando limitar o impacto de notícias falsas nos Estados Unidos, pelo menos por enquanto. A implementação de uma nova guia Top News deve ser publicada em outubro.
Por um lado, o Facebook teve uma iniciativa um tanto parecida há alguns anos, com o Trending Stories. Porém, desistiu depois que foi revelado que alguns contratados estavam alterando o conteúdo postado, removendo várias histórias, inclusive sobre o próprio Facebook.
Não está claro como essa guia Top News será diferente nesse sentido, agora que o Facebook está contratando jornalistas e não está trabalhando com contratados independentes. O que acontecerá sobre histórias negativas sobre o Facebook? Eles chegarão ao Top News? Haverá autocensura?
Finalmente, há também a possibilidade de que o Facebook possa potencialmente vender um lugar no Top News para os editores, o que não é exatamente contra seu modelo de negócios.
Fonte: Softpedia