O Facebook realizou seu keynote Connect 2021 ontem. No evento, além de anunciar uma grande quantidade de produtos focados em RV, Mark Zuckerberg finalmente revelou uma nova marca de seu negócio, mudando o nome de sua empresa Facebook para “Meta“.
Desde a semana passada que a notícia que Zuckerberg mudaria o nome de sua empresa, chegou até nós. Ela foi revelada pelo The Verge, que vazou um anúncio pendente na semana passada, previsto para chegar no final de outubro.
O Android Police aponta que, embora alguns relatórios inicialmente relatassem a notícia como uma reformulação da marca para a rede social, isso está mais de acordo com a evolução do Google para o Alphabet, uma maneira de manter um conjunto específico de produtos separado do resto do negócio. Nesse sentido, o Facebook (empresa) se tornará mais uma plataforma ao lado do Instagram e do Whatsapp, ao invés do nome da empresa em geral.
A empresa Facebook agora se chama Meta
Como marca, “Meta” não deve surpreender ninguém que prestou atenção aos comentários de Zuckerberg sobre onde ele vê a evolução da tecnologia. O nome é, claramente, uma alusão ao metaverso que Zuckerberg pretende criar. Inclusive, alguns dos rumores apontam a mudança para uma maior interação com o projeto.
Com a aquisição da Oculus, o Facebook se concentrou na construção de seus produtos focados em VR, especialmente no que diz respeito ao metaverso, que chama de “sucessor da internet móvel”. O metaverso seria basicamente um ambiente como o Ready Player One, exceto pela paisagem infernal distópica correspondente.
A mudança de nome, não afeta, na prática, os usuários. O Facebook continuará a ser o Facebook, com tudo o que a rede social dispõe. Assim como quando a Alphabet estourou em cena em 2015, a “Meta” será um nome discutido em toda a indústria e nos relatórios financeiros. E, de acordo com o Android Police, já foi anunciado um novo ticker da bolsa MVRS que entrará em vigor em 1º de dezembro.
Assim, não espere nenhuma mudança significativa no funcionamento na plataforma principal da empresa. O Facebook continuará o mesmo, inclusive sem alteração de marca, se é isso que você esperava.
Esperamos que essa promessa de criação do metaverso, um “conjunto de espaços digitais interconectados”, traga ainda mais interação para as pessoas. Não sabemos quando e se a Meta conseguirá desenvolver esse espaço virtual tão abrangente, mas a ideia é bem tentadora. Meta é a nova aposta do Facebook para a criação do metaverso!
Via: AndroidPolice