As versões Alpha e Beta mais recentes dos aplicativos do Facebook e Instagram testam ícones temáticos para seus aplicativos Android. Esses recursos estão de acordo com os rumores recentes de que a Meta estava trabalhando para finalmente adicionar essa funcionalidade aos ícones de seus aplicativos, anos depois de ela estar disponível em todo o sistema operacional.
Facebook e Instagram testam ícones temáticos
A temática automática, incluindo ícones temáticos, foi introduzida no Android com a versão 12 do sistema operacional. Esse recurso extraiu as cores dominantes do seu papel de parede e as aplicou em toda a interface, proporcionando uma aparência mais minimalista e coesa. E, isso está prestes a ficar ainda mais legal nos aplicativos do Instagram e do Facebook.
Inicialmente, havia oito paletas de cores para escolher, mas isso eventualmente dobrou com o Android 13 e se expandiu ainda mais com uma opção monocromática no Android 14. Ainda assim, à medida que a adoção crescia com ícones de aplicativos populares, sempre havia aquele obstáculo, a Meta.
Felizmente, isso está mudando agora, já que os ícones do Instagram e do Facebook agora oferecem suporte a temas automáticos no Android em seus aplicativos Beta e Alpha, o que significa que isso provavelmente será implementado em suas versões estáveis ??em breve.
Essa nova funcionalidade foi detectada por usuários que atualmente usam essas versões e relatado por Mishaal Rahman no X (Via:PhoneArena). Possivelmente, esse novo recurso chegará aos aplicativos nas versões estáveis nas próximas semanas, depois de alguns testes.
Disponibilidade do recurso
A nova funcionalidade está disponível agora nas versões 307.0.0.0.42 (beta) do Instagram e 439.0.0.0.30 (alfa) do Facebook e sinaliza um ponto de viragem na forma como o Meta lida com a implementação de novos recursos do Android.
O PhoneArena lembra, inclusive, que essa aceitação por parte da Meta ficou evidente mais recentemente pelo lançamento limitado de um novo layout do Instagram para tablets, que agora pode ser testado usando um dispositivo de tela maior, como o Google Pixel Fold no Android 14 QPR1 Beta.
Para aqueles que gostam de ter ícones correspondentes na tela inicial do Android, o suporte para um ícone temático correspondente para ambos os aplicativos pode finalmente acabar com o problema de ter que ocultá-los dentro de uma pasta ou enviá-los para um fluxo secundário (se não ocultá-los completamente).
Esperamos que esse novo recurso chegue aos canais estáveis em algumas semanas, talvez bem a tempo para a próxima atualização de segurança do Android ou para o Pixel Feature Drop de dezembro.