Categorias
Tecnologia

Facebook está prestes a mudar de nome

Em breve, o Facebook de Mark Zuckerberg deve apresentar novidades importantes. Ao longo dos anos, Zuckerberg compartilhou várias visões para o futuro, incluindo colocar o mundo inteiro online. Sua ideia mais recente é a do metaverso, uma experiência conectada muito mais imersiva que combina os reinos da realidade virtual e da internet. Embora os detalhes de quais seriam os planos do Facebook para o metaverso ainda permaneçam vagos, parece que Zuckerberg pode estar prestes a anunciar uma mudança de marca e um novo nome para o Facebook. Portanto, podemos esperar uma grande surpresa em breve.

A notícia chega através de uma reportagem da Verge que cita uma “fonte com conhecimento direto do assunto” não identificada. A mudança no nome ocorre no momento em que a empresa procura mudar um pouco o foco, concentrando-se totalmente no conceito de metaverso. Espera-se que Mark Zuckerberg fale em detalhes sobre o rebranding na conferência Connected em 28 de outubro, mas é provável que mais informações sobre o novo nome sejam reveladas antes disso – talvez nos próximos dias.

Facebook está prestes a mudar de nome

Facebook está prestes a mudar de nome

A mudança de marca soa muito semelhante à mudança que o Google fez vários anos atrás, com o Google se tornando um projeto da empresa guarda-chuva Alphabet. Da mesma forma, espera-se que o Facebook anuncie um novo nome, e talvez uma nova estrutura, com o aplicativo de rede social do Facebook mantendo sua marca e existindo como um projeto da empresa-mãe com seu novo apelido.

Não está claro como a reformulação da marca e a reestruturação poderiam funcionar. Pode ser que a recém-nomeada empresa-mãe seja diretamente responsável pelo foco do metaverso, com Facebook, Instagram e outros projetos do mesmo estábulo continuando abaixo disso. Alternativamente, é possível que, além de um novo nome para a empresa guarda-chuva, também possa haver uma divisão metaverso totalmente nova.

Só o tempo dirá, mas a questão é o quanto – se é que importa – isso. Quando o Google anunciou o Alphabet, isso significava muito pouco para o usuário ou pessoa média. Seis anos depois, é raro que muitas pessoas se refiram ao Alphabet; força do hábito significa que o Google ainda é visto como a principal empresa. É claro que os investidores, a comunidade de tecnologia e os especialistas da indústria veem as coisas de maneira um tanto diferente, e é provável que isso aconteça com o Facebook também.

Isso realmente importa?

Embora esteja longe de ser um segredo, é justo presumir que a maioria das pessoas que usam o WhatsApp e o Instagram não sabem ou simplesmente não se importam que esses produtos sejam do Facebook. O mesmo provavelmente será verdadeiro se e quando a marca do Facebook for deslocada para um nível inferior e a nova empresa de supervisão for lançada. A maioria dos usuários do Facebook continuará a usar o Facebook ignorando ou não se incomodando com o fato de ser propriedade de uma empresa de nome diferente.

O que será interessante ver é como o conceito de metaverso é usado para unir todos os produtos do Facebook e o quanto isso direcionará os serviços individuais.

Nesta fase, a renomeação do Facebook não foi confirmada. A empresa não está disposta a esclarecer o que está acontecendo, dizendo simplesmente: “O Facebook não comenta boatos ou especulações”.

Mas se os boatos forem verdadeiros, devemos saber mais em uma semana.

Via Betanews

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile