Facebook obriga usuários a ativar o Facebook Protect

Facebook e Instagram ficam sem criptografia de ponta a ponta até 2023
facebook

Como se já não bastassem todas as denúncias de entrega de dados e falta de privacidade, a empresa de Mark Zuckerberg agora obriga os usuários a ativar um novo recurso chamado Facebook Protect. De repente, ao acessar a rede social, você poderá se deparar com a seguinte mensagem: “Você tem X dias restantes para ativar o Facebook Protect” e que, se não o fizer, “você perderá o acesso à sua conta do Facebook até ativá-la.” E esclarece a seguir que “é obrigatório que sua conta utilize este programa que inclui várias proteções mais complexas” e não explica mais nada.

À primeira vista, pode até parecer uma dessas mensagens que, ao clicar no link, conseguem introduzir malware no seu dispositivo. Os usuários têm recebido esta mensagem nos últimos dias de outubro e alguns começarão a recebê-la agora. Ao que tudo indica, o prazo para ativação é 28 de outubro.

Facebook obriga usuários a ativar o Facebook Protect

Facebook obriga usuários a ativar o Facebook Protect
Imagem: ADNEWS

O Facebook Protect não é uma ferramenta nova. Em 2019, frente às últimas eleições nos Estados Unidos, apresentou esta função criada para entidades, pessoas e grupos que participaram do processo eleitoral.

Foi um ato voluntário, e o Facebook prometeu aos registrantes que poderia detectar mais rapidamente qualquer atividade suspeita na conta por meio de controles que nos permitem descobrir tentativas de hacking , como locais de login incomuns ou dispositivos não verificados. Se detectarmos um ataque contra uma pessoa que participa de nosso programa, podemos revisar e proteger outras contas registradas nele e afiliadas à mesma campanha.”

Facebook Protect para mais pessoas

Agora, o Facebook Protect deixa os únicos três países em que foi implementado até agora (além dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha) e oferece aos usuários a implementação de novas medidas de segurança avançadas, incluindo a geração de códigos de segurança através do Google , para exemplo, ou códigos de verificação via SMS. O objetivo pode ser ajudar as pessoas a se sentirem mais seguras em suas redes sociais depois que seus sistemas sofreram uma grande pane global alguns dias atrás.

Supostamente, ele deseja impedir que outra pessoa acesse seus dados ou roube informações confidenciais. Se, por exemplo, alguém de fora da sua conta fizer login, você poderá receber um alerta SMS gerado pelo Facebook. O objetivo é poder realizar controles para detectar possíveis ameaças de hackers.

De qualquer forma, nem todos os usuários estão recebendo esta notificação, apesar de 28 de outubro ser uma data de fechamento. Portanto, não se sabe se é uma mensagem para todos ou apenas para aqueles que possuem contas ou páginas com algum tipo de verificação. Teremos que ver o que acontece nos próximos três dias e se realmente muitas contas podem ver seu acesso bloqueado até que o Facebook Protect seja ativado .

Apesar da mensagem, no momento o Facebook não disse se será obrigatório aceitar Protect para absolutamente todos os usuários nos próximos dias ou apenas para aqueles que verificaram páginas ou perfis.

Como ativar esta proteção mesmo que a mensagem não tenha chegado até você

A partir da configuração da sua conta do Facebook, você pode ser aquele que ativa essas medidas extras de segurança, mesmo que a notificação não chegue até você. Acesse “configurações e privacidade” e lá você tem diferentes opções. Você deve escolher a opção “Verificação rápida de privacidade” e, portanto, “Como proteger sua conta”.

Uma vez lá dentro, você terá a opção de ativar as várias autenticações em duas etapas mencionadas anteriormente, típicas do Facebook Protect, ou ativar alertas de login.