O Facebook descobriu mais uma rede de contas falsas vinculadas à inteligência russa. O Facebook diz que as contas falsas apresentadas como editores e outras entidades de mídia induz jornalistas reais a escrever artigos para eles.
A rede social diz que as contas falsas ganharam cerca de 59.000 seguidores no Facebook e 2.000 no Instagram. O chefe da política de segurança cibernética do Facebook, Nathaniel Gleicher, disse:
Embora não tenhamos visto as redes que removemos hoje se envolverem […] diretamente nas eleições dos EUA em 2020, elas estão ligadas a atores associados à interferência eleitoral nos EUA no passado, incluindo aqueles envolvidos em vazamentos em 2016.
Facebook remove contas falsas vinculadas à inteligência russa
Essas contas falsas se faziam passar por editores e pesquisadores para solicitar artigos para esses sites. Esta rede postou principalmente em russo e inglês sobre notícias e eventos atuais, incluindo: protestos e eleições na Bielo-Rússia; política russa e ucraniana; conspirações geopolíticas; relações Rússia-OTAN; relações da Rússia com países vizinhos; críticas à política externa dos EUA; e candidatos políticos dos EUA em ambos os lados do espectro político.
Esta não é a primeira vez que o Facebook afirma ter encontrado contas falsas vinculadas a atores estatais russos. No início deste mês, a empresa derrubou contas vinculadas à Agência de Pesquisa da Internet da Rússia que enganou com sucesso jornalistas dos EUA para que escrevessem artigos para um site chamado PeaceData.
As últimas remoções também pegaram redes de contas vinculadas à Rússia que tinham como alvo a Turquia, Síria, Ucrânia e outros países europeus.
Fonte: Engadget
Centro de informações do Facebook destacará dados científicos sobre mudanças climáticas
Facebook adiciona recurso “Assistir juntos” para assistir vídeos juntos virtualmente
Engenheiro sai do Facebook e diz que empresa lucra com o ódio