O Facebook está executando muitas mudanças na forma como opera na União Europeia devido às entidades reguladoras locais. A empresa está, além de levando em consideração as versões pagas do Facebook e Instagram na Europa, removendo a nova aba
“News” em alguns países ainda este ano.
Facebook começa a remover a guia News em alguns países
A Meta anunciou que descontinuará a guia dedicada ao Facebook News no Reino Unido, França e Alemanha no início de dezembro. A mudança parece ser uma tentativa de cortar custos e focar nos produtos que proporcionam à empresa um fluxo constante de receitas.
De acordo com Meta, as notícias representam menos de 3% do que as pessoas ao redor do mundo veem no feed do Facebook, o que basicamente significa que a descoberta de notícias é uma parte muito pequena da experiência oferecida pela rede social para a maioria dos seus usuários. Então, cortar este recurso parece uma boa para a empresa.
A Meta também disse que deve concentrar seu tempo e recursos “em coisas que as pessoas nos dizem que desejam ver mais na plataforma, incluindo vídeos curtos”. A empresa reconheceu que as pessoas não acessam o Facebook em busca de notícias e conteúdo político, mas para se conectar com outras pessoas e descobrir novas oportunidades e interesses.
Embora descontinuaremos o uso do Facebook News nesses países, honraremos nossas obrigações sob todos os acordos existentes do Facebook News com editores no Reino Unido, França e Alemanha até que expirem. No entanto, para garantir que continuamos a investir nos produtos e serviços que impulsionam o envolvimento dos utilizadores, não celebraremos novos acordos comerciais para conteúdos noticiosos no Facebook News nestes países.Mesmo que os usuários do Facebook no Reino Unido, França e Alemanha percam o acesso à guia dedicada do Facebook News , eles ainda poderão visualizar links para artigos de notícias no Facebook.
Facebook na União Europeia
O Facebook confirmou que os editores de notícias europeus continuarão a ter acesso às suas contas e páginas, onde poderão publicar links para as suas histórias e direcionar as pessoas para os seus websites.
No entanto, a empresa retirará a guia dedicada de notícias do Facebook. Como isso não traz resultados significativos para a empresa, talvez seja algo interessante para a mesma. Mas, para os usuários que se acostumaram com o recurso, talvez isso seja péssimo.
Esperamos que o Facebook não estenda essa decisão para mais países no futuro.