O cientista da computação Russell Kirsch foi responsável pela criação do pixel em 1957 e, posteriormente, pela primeira imagem digital.
Décadas depois, o trabalho e a pesquisa pioneiros feitos por Kirsch serviram como um progenitor para a imagem digital em todos os lugares: de tomografias computadorizadas a selfies e tudo mais.
Faleceu Russell Kirsch, o cientista da computação que inventou o pixel
Russell Kirsch nasceu em 1929 e, após se formar na escola, mudou-se para Harvard e o MIT para continuar seus estudos. Kirsch embarcaria em uma carreira como cientista da computação durante os anos 1950 no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

Foi lá que Kirsch ajudou a desenvolver o primeiro computador programável do mundo, o SEAC (Standards Eastern Automatic Computer). Aqueles eram os dias em que os computadores eram construídos com centenas de tubos de vácuo e consumiam o espaço físico de salas inteiras. O SEAC foi o primeiro computador usado como pioneiro na programação linear e, graças a Kirsch, na geração de imagens digitais.
Foi com o SEAC que Kirsch e sua equipe começaram a explorar como um computador pode ser usado para processar e replicar digitalmente imagens.
Junto com o computador SEAC, Kirsch e sua equipe construíram um scanner de entrada capaz de detectar imagens e armazená-las na memória do computador. O scanner de entrada era um scanner de tambor rotativo construído por Kirsch, o primeiro scanner de imagem a ser usado com um computador.
O primeiro scanner de imagem a ser usado com um computador
Em uma espécie de simplificação exagerada, o scanner de cilindro varria e digitalizava a imagem conforme ela girava no cilindro e, em seguida, alimentava essa informação na memória do SEAC (todo o processo levava 25 segundos ou menos). Essa informação era então enviada para um monitor CRT. O resultado foi a primeira imagem digital já criada: uma fotocópia digital do filho de Kirsch que saiu em 176 x 176 pixels. Posteriormente, isso marcou o nascimento do que hoje conhecemos como pixel.
Décadas depois de criar o pixel, Kirsch refletiu sobre a ideia do pixel quadrado, dizendo:
Comecei com uma ideia ruim, e essa ideia ruim sobreviveu.
Apesar de seus próprios receios sobre o pixel, o trabalho pioneiro de Kirsch deu visão ao computador e serviu como um precursor para a fotografia digital, digitalização de código de barras, imagens de satélite e muito mais. Kirsch faleceu aos 91 anos em sua casa em Portland, Oregon, em 11 de agosto.
Fonte: Tech Spot
https://sempreupdate.com.br/11-editores-video-imagem-texto-codigopara-voce-instalar-em-seu-linux/
https://sempreupdate.com.br/lancado-sistema-caelinux-2020-voltado-para-setor-de-engenharia/
https://sempreupdate.com.br/kernel-linux-5-8-ganha-primeira-atualizacao-e-ja-esta-pronto-para-ser-usado/