A grande procura e a falta de material podem atrasar até 2023 a venda de novos modelos do Raspberry Pi 4: tudo porque faltam chips de qualidade no mercado de fornecedores. Varejistas on-line do mundo todo não estão dando conta da alta procura pelos dispositivos single board. Pelo menos é o que mostra uma reportagem do site The Register.
Esta não é a única característica ruim desta falta de material para montar os dispositivos Raspberry Pi. Assim, os consumidores estão enfrentando também uma alta sem precedentes nos valores pagos. O Raspberry Pi pela primeira vez aumentou os preços de suas placas em outubro devido ao custo mais alto dos componentes com restrição de escassez.
A Mouser está fornecendo uma data de remessa estimada para um modelo Raspberry Pi 4B com 4 GB de RAM de 25 de janeiro de 2023. A Digi-Key também está indicando que enviará o mesmo modelo agora apenas em 2023. Essas são duas grandes fornecedoras internacionais do mini computador.
Falta de chips atrasa vendas de Raspberry Pi 4 até 2023
A incapacidade de atender aos pedidos levou a Raspberry Pi a limitar a produção de placas para um único computador a sete milhões de unidades em 2021.
“Agora esperamos que nossos desafios de cadeia de suprimentos continuem durante boa parte de 2022. Esses desafios recairão mais pesadamente em nossos produtos mais antigos, construídos em silício de 40 nm: na prática, qualquer coisa que não seja um Raspberry Pi 4, Raspberry Pi 400, ou Compute Module 4”, disse Eben Upton, em uma entrada de blog em outubro.
No entanto, os desafios da cadeia de suprimentos também pioraram para os modelos Raspberry Pi 4 no mês passado, com os varejistas online atrasando ainda mais as datas de envio.
Os distribuidores oficiais do Raspberry Pi, incluindo Adafruit, estão fora de estoque. Okdo, um distribuidor oficial do Raspberry Pi, retirou o modelo Raspberry Pi 4 com 4 GB de RAM de seu site. Apenas um modelo Raspberry Pi 4B de 2 GB está disponível no PiShop.us.
O fornecimento limitado de Raspberry Pi 4B com 4 GB de RAM parece estar indo para o Sparkfun com 1.140 unidades entrando, com “algumas estimadas estarem disponíveis em 2 de janeiro de 2022”, de acordo com o site.
A grande demanda por chips fez com que os fabricantes de semicondutores priorizassem clientes maiores. Os fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia como Apple e Intel estão comprando capacidade de fabricação de chips de empresas como a TSMC, prevendo a escassez até 2022.
Via The Register