FCC proíbe chamadas automáticas de clonagem de voz para impedir uso de voz gerada por IA

fcc-proibe-chamadas-automaticas-de-clonagem-de-voz-para-impedir-uso-de-voz-gerada-por-ia

Com a ascensão da IA, muitas questões vieram à tona. Uma delas é a possibilidade de usá-la para fins escusos. Agora, inclusive, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos concordou em proibir chamadas automáticas que usam tecnologia de clonagem de voz.

Proibição FCC para chamadas automáticas de clonagem de voz

Essa proibição da FCC ocorre depois que uma onda de chamadas automáticas usou uma voz gerada por IA alegando ser Joe Biden para enganar os eleitores durante um ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Hoje, a Comissão Federal de Comunicações anunciou a adoção unânime de uma decisão declaratória que reconhece que as chamadas feitas com vozes geradas por IA são “artificiais” de acordo com a Lei de Proteção ao Consumidor Telefônico (TCPA).

FCC
fcc-proibe-chamadas-automaticas-de-clonagem-de-voz-para-impedir-uso-de-voz-gerada-por-ia

A decisão, que entra em vigor imediatamente, torna ilegal a tecnologia de clonagem de voz usada em golpes robocall comuns direcionados aos consumidores. Isso daria aos procuradores-gerais estaduais de todo o país novas ferramentas para perseguir os malfeitores por trás dessas chamadas automáticas nefastas.

A CBS News relatou incidentes recentes, incluindo até 25.000 chamadas automáticas que usaram clonagem de voz para enganar eleitores em potencial em New Hampshire:

A ação da FCC segue-se a um incidente antes das primárias presidenciais de New Hampshire no mês passado, em que uma chamada automática falsa representando o presidente Biden encorajou os eleitores a não votarem na disputa. Estima-se que 5.000 a 25.000 ligações foram feitas.

O procurador-geral de New Hampshire, John Formella, disse na terça-feira que a gravação gerada por IA feita para parecer que o presidente estava ligada a duas empresas do Texas, com uma investigação criminal em andamento. 

Mas, será que essa proibição é o suficiente?

Embora proibir chamadas automáticas que usam clonagem de voz não evite automaticamente incidentes futuros, a posição da FCC dá aos procuradores-gerais estaduais o poder de identificar e multar os infratores.

Esperamos que essa ação iniba esse tipo de ação. A IA tem um potencial gigante de auxiliar as pessoas, usá-la para o “crime” é jogar fora todo esse potencial. Por isso, muito tem se discutido acerca das questões que envolvem o uso da IA para fins escusos.

A IA, mesmo que regulamentada, com todos os recursos que os cibercriminosos detém, hoje, ainda assim, representa uma grande arma para a prática de cibercrimes. Precisamos de mais ações que possam, efetivamente, afastar essas ferramentas das mãos dos cibercriminosos. Há muito a ser discutido e regulado em relação à IA.