Como algo que provavelmente deveria ter sido feito há muito tempo, os desenvolvedores que planejam o Fedora 31 querem introduzir o single-package gating. E o que é isso? Esta é uma forma para que os pacotes não cheguem em Rawhide (o repositório de desenvolvimento do Fedora) até que eles passem seus testes com sucesso. Assim, a medida deve ajudar a eliminar pacotes quebrados no Fedora Rawhide. Além disso, pode levar a uma experiência mais utilizável para aqueles que estão testando o novo Fedora. Ao mesmo tempo, ajuda em um processo de lançamento tranquilo.
Como será
Os planos iniciais exigem que este seja um processo de aceitação e que seja feito apenas para pacotes únicos no estágio inicial. As atualizações de vários pacotes serão tratadas posteriormente. O plano é abrir pacotes em resultados de testes de integração contínuos antes de poder acessar o Rawhide. Assim, evita dependências quebradas, pacotes desinstaláveis e outras dores de cabeça causadas por falhas de pacotes.
Nesse estágio, o processo é opt-in e a cobertura de teste não é obrigatória, porém, espera-se que esses elementos mudem conforme esse suporte amadurece. Os pacotes de Rawhide foram discutidos anteriormente para melhorar a qualidade do lançamento do Fedora. Também foi levantada a questão do final de seus lançamentos alpha. Lembrando que o Fedora 31 que deve ser lançado no final de 2019. (Outra proposta é atrasar os pacotes até que eles passem por um fluxo de trabalho de CI.
Qualidade do Rawhide deve melhorar
A medida deve encorajar mais projetos de código aberto para expandir sua cobertura de integração contínua. Essa é uma ótima notícia se for bem-sucedida para melhorar a qualidade do Rawhide. Além de tudo isso, ao antecipar os testes com os desenvolvedores, os lançamentos estáveis devem ser agilizados.
Os planos do Fedora 31 são apresentados como parte da proposta do recurso Gating Rawhide – atualizações de pacote único .