Os trabalhos de desenvolvimento da distribuição Fedora 33 continuam a todo vapor, nesta que promete ser uma das maiores versões do sistema de todos os tempos. Um relatório de progresso foi compartilhado sobre o trabalho para tornar o sistema de arquivos Btrfs a opção padrão para os spins de desktop do próximo Fedora 33.
Enquanto o Comitê de Engenharia e Direção do Fedora já aprovou o uso do Btrfs para spins de desktop por padrão com o Fedora 33, muito trabalho ainda está sendo feito para tornar isso realidade na estreia do F33 em outono.
As atualizações futuras serão postadas repetidamente. Esta primeira atualização é grande. As atualizações subsequentes devem ser menores.
Fedora 33 progride com seus Btrfs por padrão na área de trabalho. O trabalho recente em torno deste recurso inclui:
- Atualizar o instalador do Anaconda para o padrão no Btrfs para particionamento automático com todas as mídias de instalação da área de trabalho;
- Patches do Libvirtd que definirão “nodatacow” na imagem da VM contendo diretórios, se executados no Btrfs. Isso serve para desabilitar a funcionalidade Copy-on-Write para diretórios com imagens de máquina virtual em que o desempenho é prejudicado e a funcionalidade CoW menos útil;
- Vários patches do kernel Btrfs foram selecionados para o kernel F33;
- O driver do sistema de arquivos Btrfs agora está embutido no kernel e não como um módulo;
- O projeto de Integração Contínua do Kernel da Red Hat adicionou Btrfs aos seus testes regulares;
- Melhorias na documentação;
- Outras correções e preparações.
Mais detalhes sobre o progresso do Fedora Btrfs através deste tópico da lista de discussão.
A documentação junto com material preliminar está disponível para revisão, organização e desenvolvimento de conteúdo em andamento.no site https://pagure.io/fedora-workstation/issue/158.
Por outro lado, os bugs encontrados em relação ao Btfrs podem ser relatados no link a seguir: https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=1851166.
Fedora 33 terá um dos maiores lançamentos de todos os tempos
Via Phoronix