A distribuição Linux Fedora 40 recorre ao bpfman para gerenciar programas eBPF. O Fedora 40 está olhando para o bpfman para servir como gerenciador de programas eBPF padrão para simplificar a implantação e administração dos referidos programas eBPF.
A tecnologia eBPF provou ser notavelmente robusta como essencialmente uma máquina virtual no kernel para permitir o carregamento em tempo de execução de “programas” adicionais por meio de compilação JIT ou interpretação. Muitos casos de uso surgiram desde a criação de perfil até a rede e muito mais, conforme compartilhado ao longo dos anos em vários artigos da Phoronix.
Com o Fedora 40 há uma proposta para usar o Bpfman como o gerenciador eBPF padrão para fornecer informações sobre a utilização do eBPF, facilitando o carregamento de programas eBPF e gerenciando o sistema de arquivos eBPF e atributos relacionados.
Fedora 40 recorre ao bpfman para gerenciar programas eBPF
A proposta de mudança observa claramente:
Nosso objetivo é incluir isso no Fedora para que se torne a maneira fácil e de fato de carregar programas eBPF.
Aguardando aprovação em breve pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo), o bpfman provavelmente estará no Fedora 40 para aprimorar o gerenciamento do eBPF em abril.
Mais informações sobre o próprio projeto Bpfman estão disponíveis em bpfman.io.