Fedora 41 terá DNF5 depois de aprovação do FESCo

Red Hat lança DNF 4.20 em preparação para DNF5

Depois de dois anos, finalmente a distribuição Fedora Linux deve fazer uso do DNF5 por padrão, isso a partir da versão 41. Essa ideia vinha em gestação desde o Fedora 39. Porém, os engenheiros consideraram que não estavam preparados para esta importante mudança. No entanto, o Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) agora deu sua aprovação para o gerenciador de pacotes atualizado no F41. Todo o atraso tem a ver com os trabalhos em torno do RHEL 10 e do Fedora 40. Portanto, o Fedora 41 terá DNF5 depois de aprovação do FESCo.

Como observado no mês passado, os preparativos estavam sendo feitos para tentar mudar para o gerenciador de pacotes DNF5 com o Fedora 41 previsto para ser lançado em outubro. No Comitê de Engenharia e Direção do Fedora de agora, eles aprovaram esse recurso para o próximo ciclo do Fedora (41).

Fedora 41 terá DNF5 depois de aprovação do FESCo

Pela chapa, a proposta de mudança é aprovada oficialmente com cinco votos a favor e dois contra. Salvo quaisquer problemas técnicos que surjam nos próximos meses em torno do DNF5, este gerenciador de pacotes atualizado estará alimentando as necessidades de gerenciamento de pacotes do Fedora 41.

Fedora 41 terá DNF5 depois de aprovação do FESCo

O DNF5 tem paridade de recursos com o gerenciador de pacotes DNF existente, fornecerá o comando “dnf” padrão e traz consigo um espaço reduzido, melhor desempenho e custos de manutenção reduzidos. DNF5 também busca unificar a experiência do usuário entre os diferentes comandos DNF/Yum/MicroDNF. Mais detalhes sobre os benefícios do DNF5 através do Wiki do Fedora.

Phoronix
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile