Fedora 41 vai substituir Power-Profiles-Daemon por "Tuned"

Fedora 41 terá suporte de auto-criptografia dentro de seu instalador
Fedora 37 recebe um lote de novos recursos aprovados

A distribuição Linux Fedora 41 para substituir Power-Profiles-Daemon por “Tuned”. A aprovação neste sentido veio do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora. Assim, este será o daemon de gerenciamento de perfil de energia padrão no Fedora Workstation, bem como nas rotações de desktop KDE Plasma e Budgie.

O daemon power-profiles-daemon da UPower é um daemon D-Bus para lidar com perfis de energia no Linux, como entre os modos balanceado, economia de energia e desempenho. Power-profiles-daemon é comumente encontrado em distribuições Linux de desktop, enquanto avançando o Fedora está planejando mudar para o Tuned, que é uma alternativa interna desenvolvida pela Red Hat.

Fedora 41 vai substituir Power-Profiles-Daemon por “Tuned”

Tuned é um mecanismo de entrega de perfil para Linux da equipe de desempenho da Red Hat. Com o Tuned-PPD, ele pode servir como um substituto para o daemon power-profiles-sem a necessidade de qualquer alteração na integração da área de trabalho.

O Tuned oferece uma capacidade de personalização mais avançada do que o daemon de perfis avançados para usuários avançados, bem como mais perfis para diferentes casos de uso.

proposta de mudança para substituir power-profiles-daemon por Tuned faz o caso de:

“O daemon sintonizado e de perfis de potência fornece uma função semelhante para definir e ajustar o status de energia de um sistema. Ambos têm características semelhantes, se eles podem ser integrados em um, permite que o usuário do Fedora tenha mais opções para configurações de energia de seu sistema e beneficia os usuários. Nesta proposta, configuramos o daemon de gerenciamento de perfil de energia padrão para o GNOME no Fedora Workstation e o KDE Plasma Spin.

O Tuned já fornece perfis de energia para diferentes casos de uso. Recentemente, a tuned lançou a camada de API de tradução chamada tuned-ppd, que pode traduzir a API power-profiles-daemon para tuned. Os aplicativos que usam a API power-profiles-daemon podem acessar ajustado sem modificar o código.

Por enquanto, o usuário do Fedora pode mudar imediatamente para tuned instalando o pacote tuned-ppd sem afetar a experiência do usuário. Portanto, ajustado pode ser o daemon de gerenciamento de perfil de energia padrão para o Fedora.

Este trabalho substituiria power-profiles-daemon por tuned. Como o tuned já fornece uma ampla gama de perfis de potência para diferentes finalidades, isso permite que o usuário tenha mais opções para configurar o perfil de energia do sistema.

Tuned fornece muitos tipos de perfis avançados e básicos para diferentes propósitos. Power-profiles-daemon fornece os perfis básicos de energia e os perfis podem ser definidos para o sistema através do platform_profiles, Intel p-state e AMD p-state. Isso é simples e inteligente.

No entanto, se os usuários quiserem solicitar um perfil avançado, eles precisam instalar outra concessionária de energia, como ajustada para ajustar seu sistema. Com o ajustado como o daemon de gerenciamento de perfil de energia padrão, os usuários têm uma gama maior de perfis para ajustar o sistema.”

Esta mudança para Tuned por padrão foi aceita na reunião FESCo desta semana para o Fedora 41

O pacote power-profiles-daemon permanecerá disponível no Fedora Linux para aqueles que desejam usá-lo em vez de Tuned.

Aqueles que querem girar o Tuned a partir do código fonte por conta própria podem encontrá-lo via redhat-performance/tuned no GitHub. É com o recente lançamento do Tuned 2.23 no início deste mês que ele agora atingiu a paridade para os recursos de power-profiles-daemon.