Fedora 42 vai facilitar uso de flatpaks de sistema sem privilégios e gerenciamento de disco

Fedora Miracle Spin deve fazer parte do Fedora 41

A versão 42 do Fedora Linux só está prevista para chegar no ano que vem, mais precisamente no mês de abril de 2025. Porém, já começam a surgir muitas novidades em relação aos recursos a serem implementados. Uma delas é a proposta de coleta de métricas de dados opt-in. Além disso, já se tem a nova interface do instalador baseada na web. Desta vez, a proposta para o Fedora Linux 42 aumenta as possibilidades para usuários sem privilégios. Portanto, o Fedora 42 vai facilitar uso de flatpaks de sistema sem privilégios e gerenciamento de disco.

Propostas de alteração foram apresentadas para permitir que usuários fora do grupo “roda” permitam o gerenciamento de Flatpaks do sistema, bem como o gerenciamento de disco.

gerenciamento sem privilégios do sistema Flatpaks estabeleceria um grupo “flatpak” dedicado para que os usuários tivessem a capacidade de gerenciar Flatpaks do sistema sem a necessidade de fazer parte do grupo de rodas para administradores. Esta proposta não afeta nenhuma habilidade existente em torno dos Flatpaks do usuário.

Fedora 42 vai facilitar uso de flatpaks de sistema sem privilégios e gerenciamento de disco

Há também uma proposta de gerenciamento de disco sem privilégios que também foi protocolada nesta semana. Essa proposta estabeleceria um grupo “diskadmin” para que os usuários gerenciassem unidades externas sem a necessidade de fazer parte do grupo de rodas. A intenção aqui é facilitar a montagem/desbloqueio de unidades externas criptografadas por LUKS.

Ambas as propostas fazem parte de um esforço para ter mais usuários confinados e permitir que os usuários façam mais sem precisar fazer parte do grupo de roda. Essas propostas de mudança do Fedora 42 ainda estão em discussão na lista de discussão e, em última análise, precisam ser votadas pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo).

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile