Há uma proposta do Fedora 39 em avaliação para aumentar o vm.max_map_count do kernel para ajudar com alguns jogos do Windows no Steam Play. Embora tenham sido levantadas preocupações de que aumentar muito esse kernel ajustável pode não ser sábio. Assim, mais testes serão realizados para ajustar o valor vm.max_map_count do estoque do Fedora. Portanto, a distribuição Fedora avalia ajuste do vm.max_map_count para uma melhor experiência de jogo no Linux.
O ajuste vm.max_map_count controla os limites do sistema operacional no número máximo de áreas “mmap” do mapa de memória que um processo pode ter. O Fedora usa o padrão do kernel de 65.530, que é suficiente para a maioria dos softwares existentes. Mas alguns jogos do Windows rodando no Linux via Steam Play with Proton podem exceder esse limite. Alguns dos jogos conhecidos afetados por esse limite máximo de mapa de memória são Counter-Strike 2, DayZ, Hogwarts Legacy e outros.
Fedora para avaliar ainda mais o ajuste do vm.max_map_count para uma melhor experiência de jogo no Linux
As preocupações levantadas pelas partes interessadas do Fedora são que pular de 65k para 2 bilhões para este sysctl ajustável pode ser muito alto. Com um valor muito grande, pode ser possível sobrecarregar o kernel com muitos mapeamentos. Por sua vez, o manipulador de falta de memória do Linux pode encerrar outros processos em vez do processo pesado de mapeamento que levaria a uma má experiência do usuário.
O valor de 2 bilhões como o novo limite máximo proposto também pode não ser necessário com algumas sugestões de que ir de 65k para um valor na faixa de 1 a 16 milhões pode ser suficiente para satisfazer alguns desses jogos do Windows.
Como resultado, o Comitê de Engenharia e Direção do Fedora pediu os proprietários da proposta de alteração devem seguir em frente e tentar com diferentes valores vm.max_map_count em vez de apenas ir para o máximo alto. Veremos o resultado desse teste e como a proposta de mudança é revisada como resultado.