Quando se trata de suporte ao software de GPU Radeon ROCm, a AMD o oferece oficialmente apenas nas versões SUSE Linux Enterprise Server, RHEL/CentOS e Ubuntu LTS. Porém, o Arch Linux já o torna bastante fácil de implantar com seus pacotes de terceiros. Por outro lado, agora distribuições Linux como Fedora e Debian têm desenvolvedores também de olho no possível empacotamento do software Radeon Open eCosystem para uma implantação mais fácil nessas distribuições. Portanto, distribuições Linux como Fedora e desenvolvedores Debian procuram empacotamento ROCm para uma experiência de computação Radeon GPU mais fácil.
Se você estiver no Ubuntu, RHEL/CentOS ou SUSE como as distribuições corporativas Linux suportadas, a AMD tem um guia de instalação e pacotes disponíveis para configurar seu software de computação GPU de código aberto. No entanto, para aqueles em outras distribuições, sua milhagem pode variar sem nenhum instalador universal e etapas de construção bastante complicadas para lançar seus próprios binários ROCm.
A boa notícia nas últimas semanas, o Debian tem feito progresso no empacotamento do ROCm como parte de sua distribuição. Os pacotes Debian, por sua vez, podem fluir para uma série de distribuições baseadas em Debian como Ubuntu, Linux Mint, Pop! _OS, etc. Os mantenedores do Debian têm trabalhado neste pacote ROCm em cooperação com algumas pessoas da AMD/ROCm.
Enquanto isso, um empacotador do Fedora que também é funcionário da AMD está interessado em trabalhar pessoalmente em pacotes ROCm para o Fedora. Atualmente ele está avaliando o interesse lá e vendo o que outros desenvolvedores do Fedora gostariam de se envolver com o esforço.
Fedora e desenvolvedores Debian procuram empacotamento ROCm para uma experiência de computação Radeon GPU mais fácil
Não é uma tarefa trivial construir a pilha de software ROCm, mas a AMD tem feito progresso na melhoria do pacote e há mais interesse vindo de outros mantenedores de distribuição.
Alguns anos atrás, também se falava em empacotar o ROCm para o Fedora que nunca se materializava completamente, além de um subconjunto dos pacotes ROCm. Esperançosamente, desta vez as coisas podem dar certo, pois seria ótimo ver o ROCm facilmente disponível para usuários do Fedora em desenvolvimento.
Esperemos que este pacote de distribuição expandido do ROCm seja implementado em 2022 para que seja mais fácil para os usuários fora das distribuições Linux corporativas convencionais experimentarem o software de computação GPU de código aberto Radeon.
Via Phoronix