Depois do lançamento da versão beta do Fedora 36 nesta semana, a equipe do Projeto Fedora já prepara outras novidades que só devem ficar prontas para a distribuição Linux no final do ano. Assim, espera-se que o Fedora 37 chegue com suporte para integração sem toque para dispositivos IoT/edge. Portanto, a equipe do Fedora tenta melhorar integração para dispositivos IoT/Edge.
O Fedora IoT 37 está procurando fazer uso do protocolo FIDO Device Onboard (FDO) da FIDO Alliance como um padrão aberto para dispositivos integrados de forma simples e segura às plataformas de gerenciamento na nuvem e no local. A FIDO Alliance anunciou o protocolo FDO no ano passado para integrar facilmente dispositivos IoT para simplificar a configuração do dispositivo, permitindo configurações mais flexíveis e com segurança.
Fedora tenta melhorar integração para dispositivos IoT/Edge
A capacidade de um dispositivo IoT ou Edge ser conectado e integrado automaticamente sem interação do usuário é fundamental para poder dimensionar o IoT/Edge para milhões de dispositivos. Fazer isso de maneira segura com padrões abertos em todo o setor é ainda mais crítico.
O grupo de trabalho FIDO IoT trabalhou com líderes do setor de silício, como Intel e Arm, para produzir a especificação de integração do dispositivo FIDO, que permite uma credencial de dispositivo, uma raiz e uma cadeia de confiança para garantir a integração segura de um dispositivo sem a necessidade de armazenamento credenciais.
Essa “integração sem toque” depende apenas de uma credencial de dispositivo e de uma raiz e cadeia de confiança. Então, isso deve garantir a integração de dispositivos sem credenciais armazenadas. Existe uma implementação baseada na linguagem Rust da pilha de integração do dispositivo FIDO que o Fedora está procurando usar e habilitar por padrão para o Fedora IoT Edition.
Essa pilha Rust pode ser encontrada no GitHub. Mais detalhes sobre os planos do Fedora IoT Device Onboarding para F37 através do Fedora Wiki.
Fedora 36 beta
Quem quiser experimentar o novo GNOME 42 recém-lançado, já poderá ter um gostinho. É que acaba de sair a versão beta do Fedora Linux 36, que além do novo GNOME 42, possui o kernel Linux 5.17. O anúncio é do Projeto Fedora.
O Fedora Linux 36 é a próxima versão principal da popular distribuição GNU/Linux que tem total apoio da Red Hat e está em desenvolvimento ativo. Ele deve chegar com a versão final estável no próximo mês. Mais precisamente em 26 de abril de 2022, se tudo correr conforme o calendário de planejamento.
Via Phoronix