Recentemente, tivemos o lançamento da mais nova versão estável do FFmpeg. No entanto, parece que as surpresas não acabam por aí. É que a equipe de desenvolvimento do programa promete uma surpresa importante aos usuários. É que a nova versão FFmpeg 5.0 que sairá ainda neste ano deve ser um lançamento de Long-Term Support (LTS). Isso significa suporte prolongado. O FFmpeg é uma biblioteca multimídia de código aberto, multiplataforma e amplamente utilizada. Porém, o FFmpeg 5.0 “Lorentz” acaba de sair com várias novidades. A diferença é que agora eles anunciam mais esta importante notícia em relação ao recurso amplamente utilizado pela indústria de multimídia.
Notas do FFmpeg.org sobre o lançamento da versão v5.0,
Para este lançamento há muito atrasado, houve um grande esforço para remover as APIs de codificação e decodificação antigas e substituí-las por uma API baseada em N:M;houve a remoção de toda a biblioteca libavresample, o libswscale tem uma nova API baseada em AVframe mais fácil de usar, o código Vulkan teve muitas melhorias, há muitos novos filtros adicionais, incluindo integração libplacebo. Então, finalmente, implementou-se suporte DoVi, incluindo mapeamento de tons e remuxing. As configurações padrão do codificador AAC também tiveram alteração para melhorar a qualidade.
FFmpeg 5.0 a ser lançado deve ser versão LTS
O desenvolvedor líder do VLC, Jean-Baptiste Kempf, também se manifestou sobre a chegada do FFmpeg 5.0. Ele destacou no post:
esperamos que o FFmpeg 5.0 seja o início dos lançamentos baseados em tempo. A esperança é que o FFmpeg veja novos lançamentos importantes anualmente, enquanto os lançamentos do Suporte de Longo Prazo aconteçam a cada dois anos. Com isso, a esperança é que o FFmpeg 5.0 se torne a primeira versão de suporte de longo prazo do projeto.
Kempf encerrou a postagem da seguinte forma: “Vamos ver o quão realista isso é [para FFmpeg LTS]. Aproveite este lançamento! “
Recursos do novo FFmpeg 5.0 incluem, entre outras coisas:
- Novos filtros com tecnologia Vulkan para inversão horizontal/vertical de vídeo;
- Um codificador Apple Graphics SMC;
- Decodificador Speex;
- Vários novos muxers/demuxers como para Argonaut Games CVG e um demuxer IMF experimental;
- Houve a adição de um multiplexador de formato bitstream de baixa sobrecarga AV1;
- Suporte de rosqueamento de fatia Swscale;
- Novos filtros de áudio e vídeo;
- Suporte à arquitetura de CPU LoongArch.
Além disso, há novos muxer e demuxers: muxer de formato bitstream AV1 Low overhead, demuxer Argonaut Games CVG, muxer Argonaut Games CVG, muxer Westwood AUD e um demuxer IMF experimental.
Via Phoronix