O Projeto FFmpeg lançou recentemente o novo FFmpeg 5.1 como a mais recente versão estável desta poderosa estrutura multimídia multiplataforma e de código aberto que traz novos recursos, novos filtros e outras mudanças. Assim, o FFmpeg 5.1 “Riemann” LTS possui aceleração de hardware VDPAU AV1 e novos filtros.
Apelidado de “Riemann”, o FFmpeg 5.1 está aqui mais de seis meses após o FFmpeg 5.0 “Lorentz”. Assim, ele apresenta a aceleração de hardware VDPAU AV1, suporte para os formatos de imagem PHM e QOI, suporte para IPFS (InterPlanetary File System) e IPNS (InterPlanetary Name System) ), um codificador e decodificador de imagem binária Vizrt, um codificador de áudio Blu-ray PCM, bem como codificador e decodificador de áudio DFPWM e muxer e demuxer brutos.
Há também uma infinidade de novos filtros de áudio e vídeo (A/V) no FFmpeg 5.1, incluindo filtro de áudio de aprimoramento de diálogo, filtro de áudio tiltshelf, filtro de áudio virtualbass, filtro de vídeo de feedback, filtro de vídeo pixelizado, filtro de vídeo de mapa de cores, filtro de fonte de vídeo de gráfico de cores, e multiplique o filtro de vídeo.
FFmpeg 5.1 “Riemann” LTS lançado com aceleração de hardware VDPAU AV1 e novos filtros
Além disso, o FFmpeg 5.1 apresenta o filtro SITI, filtro de fluxo de bits de mesclagem de quadros de legenda PGS, filtro blurdetect, filtro remap_opencl, filtro chromakey_cuda e filtro de origem avsynctest, uma nova opção -o para o comando ffprobe e remove o suporte obsoleto de aceleração de hardware XvMC.
Do mesmo modo, a nova versão do FFmpeg inclui versões de biblioteca mais recentes, como libavutil 57. 28.100, libavcodec 59. 37.100, libavformat 59. 27.100, libavdevice 59.7.100, libavfilter 8.44.100, libswscale 6.7.100, libswresample 4.7.100 56.6.100.
No entanto, provavelmente, a mudança mais importante é o fato de que o FFmpeg 5.1 “Riemann” é o primeiro lançamento oficial do LTS (Long-Term Support), que provavelmente receberá suporte por alguns anos. “Embora vários lançamentos anteriores do FFmpeg tenham desfrutado de suporte de longo prazo, este é o primeiro lançamento em que tal intenção é esclarecida no lançamento”, disse o projeto FFmpeg nas notas de lançamento.
O FFmpeg 5.1 está disponível para download no site oficial como um tarball de origem que você terá que compilar em seu sistema. No entanto, se você não domina esse processo, deve esperar a nova versão do FFmpeg chegar nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux para atualizar suas instalações. Então, aguarde um pouco mais para desfrutar dos recursos.