Firefox 110 permite importar dados dos navegadores Opera e Vivaldi

Firefox 110 permite importar dados dos navegadores Opera e Vivaldi

A Mozilla já está trabalhando no próximo grande lançamento de seu navegador de código aberto, gratuito e multiplataforma, o Firefox 110, que promete finalmente permitir que você importe seus dados de mais navegadores da web.

Com o Firefox 109 já chegando aos repositórios de várias distribuições GNU/Linux, é hora de dar uma olhada nos novos recursos do Firefox 110, que está atualmente disponível para testes beta públicos em todas as plataformas suportadas, incluindo Linux.

O novo recurso mais interessante do Firefox 110 parece ser a capacidade do navegador de código aberto de detectar e permitir que você importe dados como favoritos, cookies, histórico e senhas de navegadores como Opera, Opera GX e Vivaldi.

Até agora, o Firefox no Linux permitia apenas que os usuários importassem dados dos navegadores Chrome/Chromium. Portanto, se você estiver usando Opera ou Vivaldi em sua distribuição GNU/Linux, finalmente poderá migrar facilmente para o Firefox a partir da versão 110.

Firefox 110 permite importar dados dos navegadores Opera e Vivaldi

Firefox 110 permite importar dados dos navegadores Opera e Vivaldi

No Linux, para importar seus dados de outro navegador web, você terá que ir ao menu principal (é o último ícone da sua barra de ferramentas, o menu hambúrguer) e acessar a seção de favoritos. Lá, clique em Gerenciador de favoritos no final da lista (ou apenas pressione Ctrl+Shift+O e pule tudo isso) e clique em Importar e fazer backup > Importar dados de outro navegador.

No entanto, há um problema! Você precisará ter os navegadores Opera ou Vivaldi instalados em sua distribuição GNU/Linux usando os pacotes nativos para sua distro (RPM ou DEB). Infelizmente, o Firefox 110 não é capaz de detectar instalações desses navegadores da web a partir de instalações em área restrita, como Flatpak ou AppImage.

Outras mudanças que devem fazer parte do Firefox 110

O Firefox 110 também promete tornar mais confiável arrastar imagens pelas abas abertas ou outras instâncias do Firefox, bem como adicionar suporte para páginas nomeadas CSS, permitindo que as páginas da Web executem o layout por página e adicionem quebras de página de maneira declarativa quando impressão.

Os desenvolvedores de complementos também devem saber que a propriedade defaultZoomFactor da opção tabs.ZoomSettings recebeu atualização para retornar o valor da configuração do fator de zoom padrão do Firefox.

A versão final do Firefox 110 estará disponível para todas as plataformas suportadas no Dia dos Namorados (14 de fevereiro) de 2023. Até então, você pode ter uma amostra antecipada dos novos recursos e melhorias baixando a última versão beta do site oficial.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile