Firefox 125 adiciona suporte AV1 em extensões de mídia criptografadas e outros novos recursos

Logo do Mozilla Firefox, representando o navegador em destaque nas novidades de distribuição para Linux.

O navegador Firefox 125 adiciona suporte AV1 em extensões de mídia criptografadas e outros novos recursos. Antes do anúncio oficial do lançamento, os binários de lançamento do Firefox 125.0 foram enviados para o espelho da Mozilla. O Firefox 125.0 traz uma série de novos recursos e adições para desenvolvedores — mais do que vimos recentemente nos lançamentos mensais do Firefox. Esta versão inclui o novo recurso Sugestão de colagem de URL e suporte para realce de PDF.

Além disso, permite aos usuários acessar rapidamente URLs copiados para a área de transferência do sistema sem a etapa extra de colá-los na barra de endereços. O Firefox detectará automaticamente que um URL é copiado na área de transferência e oferecerá para abri-lo ao se concentrar na barra de endereços.

O Firefox 125 traz suporte AV1 para Extensões de Mídia Criptografada (EME), realce em PDFs, colagem de URL conveniente na barra de endereços e vários outros refinamentos.

Firefox 125 adiciona suporte AV1 em extensões de mídia criptografadas e outros novos recursos. Mais das mudanças do Firefox 125 incluem:

Firefox 125 adiciona suporte AV1 em extensões de mídia criptografadas e outros novos recursos
  • O Firefox agora solicita que os usuários canadenses e americanos salvem seus endereços ao enviar um formulário de endereço para que ele possa preenchimento automático no futuro.
  • Proteção de download expandida e bloqueio mais proativo de downloads de URLs considerados potencialmente não confiáveis.
  • Um recurso de sugestão de colagem de URL facilita a colagem de URLs na barra de endereços se houver uma URL na área de transferência.
  • Uma opção para habilitar a Descoberta Automática de proxy da Web enquanto configurado para usar as configurações de proxy do sistema.
  • Suporte para destaque dentro de PDFs.
  • Suporte para o codec de vídeo AV1 com extensões de mídia criptografadas.
  • O modo multi-memória WebAssembly agora está habilitado por padrão. A memória múltipla WASM permite que os módulos usem e importem várias regiões de memória linear independentes.
  • Suporte para segmentação de texto Unicode em JavaScript.

Além disso, as notas beta anteriores do 125 descrevem mais das mudanças que estão presentes na versão deste mês do Firefox. Aqueles que desejam baixar os binários da versão 125.0 do Firefox agora mesmo — seja o pacote genérico do Linux ou o pacote Debian/Ubuntu — podem encontrá-los no Mozilla.org.