Com o Firefox 126 lançado, a Mozilla agora está testando a versão 127 no canal beta, com várias alterações. O Firefox 127 promete um recurso atualizado de capturas de tela que finalmente permitirá que você faça capturas de tela de vários tipos de páginas e arquivos como SVG, XML e outros, além de lidar melhor com a captura de capturas de tela grandes.
Firefox 127
Além dos recursos de capturas de tela, o Firefox 127 apresenta novos atalhos de teclado para maior acessibilidade, compatibilidade de temas e suporte ao modo de alto contraste (HCM). Essa nova versão também adiciona uma nova opção “Fechar guias duplicadas” no widget da barra de guias “Listar todas as guias” e no menu de contexto da guia (veja as capturas de tela abaixo para vê-lo em ação) e adiciona suporte para resolver registros DNS HTTPS com o operacional resolvedor DNS do sistema no Linux, Android 10 e posterior e Windows 11.
Para usuários do Linux, o Firefox 127 reportará arquiteturas de CPU x86 de 32 bits como x86_64 (64 bits) na string User-Agent do Firefox em sistemas Linux, bem como nas APIs da Web navigator.platforme navigator.oscpu, em uma tentativa de reduzir as informações de impressão digital do usuário e aumentar compatibilidade do site.
Já para os usuários do Windows, o Firefox 127 introduz um recurso de inicialização automática para que agora você possa configurar o Firefox para iniciar automaticamente sempre que você iniciar ou reiniciar o PC, e para usuários do macOS ele permite a navegação por guias para links e outros elementos focalizáveis ??por padrão, em vez de seguir o macOS Configuração de “navegação pelo teclado”.
Mudanças para desenvolvedores
Para desenvolvedores web, o Firefox 127 promete suporte aos novos métodos JavaScript para criação de uniões e interseções de dois conjuntos, bem como suporte à navigator.clipboard.read()/write()função, que solicita aos usuários que confirmem quando o Firefox tenta ler o conteúdo da área de transferência.
Também para desenvolvedores web, o Firefox 127 otimiza e permite a pré-busca de DNS para documentos HTTPS por meio da rel=”dns-prefetch”dica de link, que permite aos desenvolvedores especificar nomes de domínio para ativos importantes que devem ser resolvidos preventivamente.
O Firefox 127 também vem com uma mudança que deveria ocorrer na versão do Firefox 126, ou seja, a opção “Mostrar sugestão de pesquisa de tendências” em Configurações> Pesquisa para exibir pesquisas de tendências do Google na barra de endereço (não habilitada por padrão), e o longo -aguardado recurso Cookie Banner Blocker. A Mozilla planeja lançar o Firefox 127 em 11 de junho de 2024.