Algumas coisas no mundo da tecnologia demoram anos para receber atualizações e correções. É o caso de um bug relatado há pelo menos 25 anos no Firefox e que só agora, com a versão do Firefox 128, recebe a merecida atenção. Esta é a mais nova versão do navegador da Mozilla que acaba de sair.
O Mozilla Firefox 128.0 já está disponível para download antes do anúncio oficial de lançamento previsto para as próximas horas.
O Firefox 128 é a mais nova atualização mensal para este navegador multiplataforma. O lançamento deste mês não é o mais empolgante dos últimos tempos, mas há alguns itens que merecem destaque.
O Firefox 128 agora permite a reprodução de conteúdo protegido dentro do modo de Navegação Privada, o que é uma boa notícia para os fãs da Netflix e de outros serviços de streaming na Internet. O Firefox 128 também lançou uma caixa de diálogo mais unificada para limpar os dados do usuário dentro do navegador da web.
Firefox 128 traz correção para relatório de bug que existe há 25 anos
O Firefox 128, ao passar o mouse sobre uma guia desfocada, agora é capaz de exibir uma visualização visual de seu conteúdo. O Firefox agora faz proxy do DNS por padrão no modo SOCKS v5, suporta a renderização de mais tipos de arquivos text/* embutidos e há suporte inicial para o padrão CHIPS (Cookies Having Independent Partitioned State).
Alguns recursos de desenvolvedor no Firefox 128 incluem a sintaxe de cor relativa CSS agora sendo ativada por padrão, a propriedade content no CSS agora suporta texto alternativo para conteúdo que inclui uma imagem e várias novas APIs adicionadas. Um recurso experimental no Firefox 128 é o suporte para o tipo MIME “image/jxl” no cabeçalho accept para solicitações padrão e de imagem do formato de imagem JPEG-XL.
O Firefox 128 também é notável por fechar um relatório de bug de 25 anos sobre a “área de texto” HTML no Firefox aplicando incorretamente as linhas e colunas. Esse relatório de bug foi fechado por este relatório de bug que mais recentemente rastreou o progresso sobre o dimensionamento incorreto da “área de texto” e foi corrigido com o Firefox 128.
O Firefox 128 para Linux pode ser baixado agora mesmo a partir de Mozilla.org.