A Mozilla emitiu um comunicado aos desenvolvedores, dizendo que está se preparando para lançar suporte para um ecossistema aberto de extensões no Firefox para Android. Isso significa que, na prática, o navegador Firefox para Android volta a contar com extensões.
Salientando que a mudança fará do Firefox o único grande navegador Android a suportar tal ecossistema para extensões, a Mozilla diz que tudo estará pronto antes do final do ano. A mudança significa que não deve demorar muito para que os usuários do Firefox com aparelhos Android possam usar mais do que apenas um punhado de extensões atualmente disponíveis.
Firefox para Android volta a contar com extensões
Desde o redesenho do Fenix, há três anos, o Firefox suporta apenas um número incrivelmente limitado de complementos, e a mudança para suporte total à extensão é algo que os usuários têm clamado.
Agora, a Mozilla está planejando atender a essas demandas, dizendo que pretende lançar suporte para um ecossistema aberto de extensões no Firefox para Android em addons.mozilla.org (AMO). O cronograma atual é um pouco vago, com a empresa não sendo mais precisa do que “os próximos meses”, com uma nota lateral de que “é seguro esperar um lançamento antes do final do ano”.
No aviso, a Mozilla aconselha os desenvolvedores:
Nos últimos anos, o Firefox para Android suportou oficialmente um pequeno subconjunto de extensões, enquanto focamos nossos esforços no fortalecimento da funcionalidade principal do Firefox para Android e na compreensão das necessidades exclusivas dos usuários de navegadores móveis. Hoje, a Mozilla construiu a infraestrutura necessária para suportar um ecossistema de extensão aberta no Firefox para Android. Prevemos uma demanda considerável de usuários por mais extensões no Firefox para Android, então por que não começar a otimizar sua extensão de desktop para uso móvel imediatamente?
Essa é praticamente toda a informação que a Mozilla está divulgando no momento, mas diz que planeja “criar guias adicionais, recursos e hospedar eventos da comunidade para apoiar sua transição para um ambiente multiprocessado gerenciado como o Android”.
Detalhes completos estão disponíveis aqui.