A fase sombria da Mozilla parece estar longe do final. Depois de uma crise que obrigou a empresa a desistir de projetos importantes e demitir funcionários, a pandemia parece ter afetado o uso do Firefox. Embora não dê lucro diretamente, é o grande carro-chefe da empresa. Ele está presente em praticamente todas as distribuições Linux por padrão. Mesmo assim, não consegue ampliar sua fatia de mercado. Aliás, parece estar ocorrendo o contrário nesta época de pandemia. De acordo com a StatCounter, o Firefox pode ter perdido até 12% de sua base de usuários. Em janeiro, a participação de mercado do Firefox era de 8,1% do uso mundial de desktops, mas no final de junho, passou de 7,17%, o que indica que o navegador perdeu grande parte de sua base de usuários em 6 meses.
Observe a imagem abaixo e confira o desempenho do Firefox frente a outros navegadores como o Safari, Chrome, Edge e Opera.
Firefox pode ter perdido até 12% dos usuários só em 2021
O Firefox é o navegador padrão instalado na maioria das distribuições Linux. É um navegador bem conhecido da Mozilla que respeita a privacidade do usuário. Atualmente continua sendo o único navegador importante que busca padrões abertos da web e interesses da comunidade. Assim, foge do que é feito por corporações gigantes como Google, Microsoft ou Apple.
A existência do Firefox é importante para a comunidade de código aberto. Tanto para evitar o monopólio dessas corporações na web quanto para garantir que um navegador (e mecanismo) de código aberto e gratuito permaneça acessível para os usuários finais.
No entanto, o Firefox tem lutado recentemente em muitas frentes diferentes e em uma série de questões e tópicos. Nós coberto uma história em outubro de 2020 , onde o CEO da Mozilla foi encontrada para estar recebendo um grande salário anual de US $ 2,4 milhões, enquanto que 25% da força de trabalho da Mozilla foi deixar de ir por causa de problemas financeiros da Mozilla. E ainda, a Mozilla está promovendo iniciativas para combater anúncios políticos, desinformação e “promover a diversidade” ao invés de resolver seus próprios problemas.
Hoje, há outra questão a ser discutida, que é a participação no mercado do navegador.
StatCounter usa a seguinte metodologia para fornecer essas estatísticas:
Em outras palavras, calculamos nossas Estatísticas Globais com base em mais de 10 bilhões de visualizações de página por mês, por pessoas de todo o mundo em nossos mais de 2 milhões de sites de membros.
StatCounter FAQ
Fontes de estatísticas diferentes podem fornecer números diferentes. As estatísticas do W3Counter mostram que o Firefox teve uma participação de mercado de 4,1% em janeiro de 2021, e que encolheu para 3,3% em junho. Portanto, o Firefox pode ter perdido 20% de sua base de usuários até agora em 2021, de acordo com esta fonte de dados.
Infelizmente, não se espera que esta situação melhore. O novo design do Firefox introduzido na versão 89 parece ter irritado muitos usuários do navegador, e subreddits como /r/Firefox estão cheios de reclamações sobre o navegador e seus problemas em diferentes sites.
No mesmo subreddit, cerca de 49% dos usuários disseram que preferem interfaces de usuário mais antigas do Firefox ao invés do novo design de interface do Proton.
Microsft Edge cresce
As mesmas estatísticas do StatCounter sugerem que o navegador Microsoft Edge agora tem uma participação de mercado de 8,1% em todo o mundo, o que significa que o novo navegador foi capaz de vencer o Firefox em apenas um ano desde seu lançamento inicial pela Microsoft.
Claro, isso pode ser devido a muitos fatores diferentes. Há o enorme marketing para ele ser incluído pela Microsoft nas versões atualizadas do Windows 10. Portanto, ninguém esperava que os esforços da Mozilla se igualassem aos da Microsoft.
No entanto, a situação da Mozilla é preocupante porque não parece haver nenhuma mudança central em sua política em relação a qualquer um desses desafios. Seu pesado investimento em política, movimentos sociais e outras questões paralelas não se combina com o mesmo investimento em tornar o navegador melhor para seus usuários.
Todas essas estatísticas, aliás, são apenas para a plataforma de desktop. O Firefox no celular é quase inexistente com apenas 0,51% do market share global, com outros navegadores como o navegador padrão da Samsung, navegador UC e Opera tendo mais market share do que ele, apesar de serem muito menores em idade e esforços.
O Firefox é uma peça importante no ecossistema de software de código aberto. No entanto, essas notícias mensais são sinais de uma morte próxima. Isso se não houver nenhuma medida séria para lidar com a diminuição da base de usuários a cada dia.
Via Fosspost