Firefox Voice é o novo projeto do Mozilla para gerenciar o navegador

Firefox Voice é o novo projeto do Mozilla para gerenciar o navegador

Como muitos players digitais, a Mozilla Foundation está interessada em assistentes de voz. Por exemplo, lançou o projeto Common Voice, um conjunto de dados de voz que permite às pequenas empresas desenvolver sua própria inteligência artificial. No entanto, ao mesmo tempo, a Mozilla também trabalhou em um produto que permite controlar seu navegador com comandos de voz. E desde o mês passado, a Mozilla começou a testar o plug-in do Firefox Voice com um sistema experimental de navegação por voz que permite usar comandos de voz para executar ações típicas do navegador.

Sobre o novo projeto da Mozilla para gerenciar o navegador através do Firefox Voice

Firefox Voice é o novo projeto do Mozilla para gerenciar o navegador

 

O Firefox Voice funciona como um assistente de voz de tela inteligente no navegador como uma extensão.

Uma vez instalado, o usuário pode solicitar que o complemento abra sites, alterne para outra guia, faça uma captura de tela da página e muito mais.

Outro exemplo de uso é que, se o usuário estiver em um site de mídia, ele poderá usar comandos como ‘Reproduzir’, ‘Pausar’ e ‘Mudo’. Além disso, você pode executar uma ampla variedade de tarefas do navegador, como atribuir atalhos a um comando, lendo em voz alta, silenciando a guia.

O Firefox Voice é um experimento da Mozilla

Ele permite navegar e fazer mais com sua voz, mais rápido do que nunca. Estamos procurando os primeiros usuários corajosos que desejam experimentar o novo complemento e nos dar sua opinião antes do lançamento público principal.

Além disso, o Firefox Voice pode ser iniciado clicando no botão add-in ou usando o atalho do teclado. O Firefox Voice também entende a linguagem normal. Portanto, ele não está conectado apenas a comandos específicos.

Ao contrário de um alto-falante inteligente, ele não possui uma palavra de ativação, pelo menos ainda não, e é ativado clicando no ícone na barra de endereço. A ferramenta é limitada à versão da área de trabalho do navegador e funciona apenas em inglês.

O Firefox Voice é baseado no Google Cloud Speech Service, porém, os servidores Mozilla são definidos no código complementar (a configuração pode ser redefinida durante a compilação).

E a privacidade?

O arquivo da política de privacidade menciona a capacidade de enviar dados de voz ao Mozilla e ao Google Cloud Speech, para que, em tese, você possa entender tudo o que o Google adicionou à sua plataforma.

Isso também significa que todos os comandos de voz são roteados pelos servidores do Google. No entanto, não contém nenhum registro do que processa, de acordo com a Mozilla. Por padrão, o Mozilla não se apega às gravações, embora os usuários possam optar por um programa em que o áudio será usado para melhorar o Firefox Voice.

Entretanto, o novo Firefox Voice é diferente dos sistemas de controle de voz existentes. Assim, ele não se concentra em substituir o mouse e o teclado. Funciona como uma ferramenta auxiliar para o processamento de perguntas em linguagem natural. Desta forma, age Como assistente de voz.

Por exemplo, um usuário pode enviar comandos como “como está o tempo”, “procurar uma guia com o Gmail”, “desligar o som”, “salvar como PDF”, “aumentar o zoom”, “abrir o site da Mozilla”.

Como experimentar o Firefox Voice?

Firefox Voice é o novo projeto do Mozilla para gerenciar o navegador

Por fim, se você quiser experimentar o Firefox Voice e avaliar a funcionalidade, não poderia ser mais simples. Basta abrir o navegador Firefox e ir para a página de extensões para encontrar o complemento.

Após a instalação do plug-in, o usuário é convidado a conceder o direito de coletar e analisar modelos de voz com sua transferência para servidores Mozilla para aumentar a precisão do serviço (os dados são coletados anonimamente e não são transmitidos a terceiros). Ou, por outro lado, envie telemetria com dados de voz (é opcional e pode ser rejeitado).

Da mesma forma, você pode contribuir para o projeto validando áudios ou enviando a partir do link a seguir.

Linux Adictos

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile