Firewalld 1.3 vem com gerenciamento de firewall mais fácil para mais serviços

Firewalld 1.3 vem com gerenciamento de firewall mais fácil para mais serviços

O Firewalld 1.3 foi lançado como a versão mais recente desse daemon de firewall de código aberto usado em sistemas Linux. O Firewalld 1.3 adiciona uma opção “–reset-to-defaults” para redefinir o firewall para suas configurações padrão ou em estado original como uma das poucas alterações principais para a nova versão. A interface D-Bus do Firewalld também adicionou o suporte “redefinir para os padrões”.

Firewalld 1.3 vem com gerenciamento de firewall mais fácil para mais serviços. Enquanto isso, novos serviços para facilitar o gerenciamento com o Firewalld 1.3 incluem:

  • O aplicativo de compartilhamento de arquivos Warpinator do Linux Mint agora possui um arquivo de serviço para abrir as portas TCP/UDP apropriadas.
  • Serviços de bareos-directory, bareos-filedaemon e bareos-storage. Esses serviços Bareos são para o software “Backup Archiving Recovery Open-Sourced”.
  • Um arquivo de serviço Nebula para essa ferramenta de rede de sobreposição escalável.
  • O exportador Ceph Prometheus possui um arquivo de serviço para execução no gerenciador Ceph para exposição de métricas.
  • Arquivo de definição de serviço para o serviço de distribuição de dados (DDS) do Open Management Group (OMG) usado por vários aplicativos.
  • Um arquivo de serviço para o cliente LLMNR para resolução de nomes multicast local de link (LLMNR) de hosts LAN IPv4 e IPc6 para resolução de nomes.
  • Um serviço ps2link como protocolo usado para interagir com os serviços do Sony PlayStation 2.
  • Um serviço Syncthing Relay foi adicionado para esse serviço de sincronização de arquivos ponto a ponto.

Downloads e mais detalhes no Firewalld 1.3 via GitHub.

Blumenkrantz volta a trabalhar nas melhorias do Zink para 2023

Depois de aproveitar um feriado de dois meses, Mike Blumenkrantz, financiado pela Valve, voltou a trabalhar no código Zink do Mesa que implementa OpenGL (e via Rusticl até OpenCL) na API Vulkan. Zink mostrou que pode ser bastante competitivo em seu desempenho OpenGL no topo do Vulkan em comparação com drivers OpenGL dedicados e em 2023 deve estar amadurecendo em uma forma ainda melhor.

Iniciando o ano novo, Blumenkrantz está trabalhando no suporte de Zink para a extensão VK_EXT_descriptor_buffer – uma especificação na qual ele está trabalhando com o grupo de trabalho Vulkan como parte da Valve. A extensão VK_EXT_descriptor_buffer foi tornada pública em meados de novembro como parte do Vulkan 1.3.235 .

A extensão VK_EXT_descriptor_buffer introduz novos comandos para colocar os descritores acessíveis ao shader diretamente na memória. VK_EXT_descriptor_buffer foi trabalhado por engenheiros da Valve, AMD, NVIDIA, Arm e Intel para tornar o gerenciamento de dados do descritor mais útil. Alguns drivers Vulkan, como o RADV, já suportam a extensão.

O VKD3D-Proton 2.8 da Valve adicionou suporte para a extensão VK_EXT_descriptor_buffer para ajudar com a sobrecarga da CPU. Blumenkrantz também está ansioso pelo uso do VK_EXT_descriptor_buffer com o Zink, pois ajudará a reduzir ainda mais a sobrecarga da CPU, permitirá um controle mais direto sobre as alocações de vRAM e evitará descargas potencialmente desnecessárias.

Mike escreveu mais sobre este último trabalho do Zink em seu blog . Existe umsolicitação de mesclagem que foi aberta ontem para Mesa para adicionar a utilização do buffer do descritor Zink. Lá ele observa uma melhoria de desempenho de 3 a 5% para desempenho e memória para jogos OpenGL como Tomb Raider como resultado desse trabalho.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile