O Flatpak 1.15.7 vai remover automaticamente versões antigas do driver. Simon McVittie acaba de anunciar o pré-lançamento do Flatpak 1.15.7. Esta versão apresenta algumas mudanças importantes. Para quem não conhece, o Flatpak é uma estrutura de distribuição e sandboxing de aplicativos de código aberto amplamente usada.
O Flatpak continua evoluindo bem para esta solução líder de sandbox e distribuição de aplicativos amplamente usada em muitas distribuições Linux diferentes que, combinadas com o Flathub, facilitam muito o acesso ao aplicativo. Introduzido no Flatpak 1.15.7 é agora a capacidade de remover automaticamente versões de driver obsoletos e outras refs auto-pods.
Isso ajudará a eliminar o excesso de arquivos que se acumula ao longo do tempo. Assim, houve a remoção automática das atividades em fim de vida que não são mais usados. Como o sistema é atualizado para usar novos drivers/tempos de execução, os antigos podem ser removidos automaticamente.
Flatpak 1.15.7 vai remover automaticamente versões antigas do driver
O Flatpak 1.15.7 também adiciona o argumento “–socket=inherit-wayland-socket” para herdar o ambiente de soquete Wayland existente e recarrega automaticamente a configuração do barramento de sessão D-Bus ao instalar ou atualizar aplicativos para garantir que todos os serviços D-Bus exportados sejam reconhecidos.
O Flatpak 1.15.7 também elimina o suporte ao sistema de compilação Autotools existente em favor do Meson. O sistema de compilação Meson tem funcionado muito bem para o Flatpak e agora o único sistema de compilação, semelhante a muitos outros projetos de código aberto que abandonam o Autotools for Meson.
Esta atualização do Flatpak é completada por uma série de correções de bugs que vão desde problemas de D-Bus e Wayland até correção de vazamentos de memória, melhoria da segurança do sinal assíncrono e melhorias na documentação.
Mais detalhes sobre a versão de desenvolvimento do Flatpak 1.15.7 via GitHub.