O desenvolvedor e mantenedor do Flatpak, Alexander Larsson, anunciou uma nova versão instável da estrutura de distribuição e sandbox do aplicativo Linux. Ele serve de testes para a próxima série estável do Flatpak 1.4. Portanto, este é o primeiro marco de uma série de lançamentos instáveis.
Características
- Adiciona vários novos recursos e melhorias como suporte a sistemas com múltiplos dispositivos Nvidia;
- Além disso, adiciona suporte inicial para o dconf em sandbox;
- Introduz duas novas opções para o comando build-update-repo, a saber –no-update- [summary, appstream] e –static-delta-ignore-ref = PATTERN;
- melhora o suporte para grandes repositórios, tornando mais rápida a regeneração da ramificação do aplicativo.
Melhor suporte ao Gentoo Linux e outras mudanças
Entre outras mudanças dignas de nota implementadas no Flatpak 1.3, podemos mencionar que há melhor suporte para sistemas GNU/Linux onde o /var/run é um link simbólico, como o Gentoo Linux, o tamanho de imagens SVG (Scalable Vector Graphics) não é mais limitado no validador de ícones e as verificações na saída de atualização ficaram verdes novamente.
Mais uma vez, reforçamos que o Flatpak 1.3 é uma versão instável para a próxima série estável do framework de sandboxing e distribuição de aplicativos Linux, Flatpak 1.4. Isso significa que você não deve instalá-lo em máquinas de produção, nem usá-lo para rodar softwares de produção. Portanto, você deve esperar que o Flatpak 1.4 seja lançado nos próximos meses.
No entanto, os usuários avançados e desenvolvedores de pacotes de aplicativos interessados ??em experimentar os novos recursos e aprimoramentos da série estável Flatpak 1.4 podem agora fazer o download e compilar as fontes Flatpak 1.3.0 a partir do anúncio do GitHub, ou instalar os binários a partir dos repositórios de suas distribuições favoritas GNU/Linux de software.
O suporte para várias GPUs NVIDIA também está sendo transferido para a ramificação estável FlatPak 1.2.x. Então, isso envolve apenas a verificação de múltiplos dispositivos /dev/nvidia, até um limite arbitrário de 20 GPUs.