A Ford anunciou esta manhã uma ampla parceria com o Google para ajudar a montadora a se adaptar às novas tecnologias. Os carros Ford e Lincoln em breve usarão o Android Auto, embora também haja um componente de nuvem nesta parceria
Funcionários de ambas as empresas trabalharão em inovações em grupo colaborativo. O resultado disso, será o desbloqueio de experiências personalizadas do consumidor e geração de oportunidades inovadoras e orientadas por dados. Isso se dará via projetos para modernizar fábricas por meio de inteligência artificial, por exemplo.
Além disso, a parceria deve proporcionar mudanças no modelo de propriedade do carro acelerando a capacidade da empresa de desafiar seu modelo de propriedade atual e implantar novos modelos de negócios para capturar receitas e lucros recorrentes de software, dados e ecossistemas conectados.
Android Auto: Parceria Ford e Google
O Google confirmou ao 9to5Google que a Ford e a Lincoln usarão o Android Auto a partir de 2023. Este sistema apresenta Assistente para comandos de voz, navegação no Google Maps e Play Store. No entanto, com a Ford criará ainda mais aplicativos para permitir um melhoria e experiência de propriedade mais personalizada.
Hoje, o Android Auto está disponível no Polestar 2 e no Volvo XC40. Enquanto os carros do Groupe PSA (Vauxhall, Peugeot, Citroen, Opel) e GM (Chevrolet, Cadillac) o apresentarão em breve. Comparado ao Android Auto (ou CarPlay), os fabricantes de automóveis podem personalizar fortemente o design e a interface do usuário para seguir os sistemas existentes.
A Ford observa como este acordo significa que ela pode se concentrar na criação de “inovações exclusivas para os clientes da Ford e da Lincoln” e menos tempo de desenvolvimento no sistema operacional subjacente, que cabe ao Google.
Segundo a empresa, isso inclui designs emocionantes, mas também experiências únicas no veículo que tornam cada viagem mais agradável e melhor do que a anterior. “Isso significa que, estejam nossos clientes trabalhando arduamente, enfrentando o ar livre ou procurando paz e espírito na estrada, estamos construindo um futuro feito sob medida para suas necessidades.”
No backend, a Ford escolheu o Google Cloud como seu provedor de nuvem preferencial. Isso permitirá Acelerar a implementação de modelos de negócios resultando no recebimento de avisos em tempo real pelos clientes, como solicitações de manutenção ou alertas de troca, por exemplo.